O USO E O DESENVOLVIMENTO DA INFORMÁTICA INTRODUZIRAM O COMPUTADOR NO COTIDIANO DAS PESSOAS. DE FORMA QUE A EDUCAÇÃO NÃO DEVE FICAR ALHEIA A ESSE PROCESSO, ALÉM DISSO, A PANDEMIA CAUSADA PELO NOVO CORONAVÍRUS (SARS-COV-2), IMPÔS AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NOVOS DESAFIOS INERENTES A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EDUCATIVA. COM ISSO A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA, SE MOSTROU ALÉM DE UMA NECESSIDADE FORMATIVA, UM IMPORTANTE MEIO DE AUXÍLIO NO PROCESSO DE ENSINO E
APRENDIZAGEM, TANTO PARA O PROFESSOR COMO PARA O ALUNO. DIANTE DISTO, O PRESENTE TRABALHO TEM O INTUITO DE ANALISAR OS DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA RELAÇÃO EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NO CONTEXTO PANDÊMICO. NESTE SENTIDO, O COMPUTADOR DEVE SER CONSIDERADO UMA FERRAMENTA QUE AUXILIA E FACILITA O TRABALHO DO PROFESSOR E DO ALUNO, PROPORCIONANDO E ABRINDO ESPAÇOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E CAPACIDADES COGNITIVAS, PARA QUE ASSIM JUNTOS, CONSTRUAM O CONHECIMENTO.