RESULTADOS DE AVALIAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS EXPÕEM UMA SÉRIE DE DIFICULDADES E DESAFIOS PRESENTES NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL HÁ MAIS DE UMA DÉCADA. O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR ALGUNS RESULTADOS DE UMA ATIVIDADE TEÓRICO-PRÁTICA QUE ANALISA DIFICULDADES E DESAFIOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA E PROPÕE O USO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA QUE INCENTIVA A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ALUNOS, A AUTONOMIA E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E AMADURECIMENTO DE CONCEITOS. SÃO APRESENTADOS RESULTADOS DE UMA AÇÃO DE INTERVENÇÃO REALIZADA COM ALUNOS DE SEXTO E SÉTIMO ANO NAS AULAS DE ESTUDO ORIENTADO EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DA REDE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (MS). A AÇÃO ESTÁ VINCULADA A UM PROJETO, BASEADO NO TRIPÉ ENSINO/PESQUISA/EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET).