ESTE TEXTO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA QUE INVESTIGOU O DISCURSO SOBRE O CINEMA EDUCATIVO NO BRASIL, DE 1927 A 1939. PARA TANTO, RECORREU A ABORDAGEM DA ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO (AAD), PROPOSTA POR MICHEL FOUCAULT (2012), COMO UMA FERRAMENTA TEÓRICO-METODOLÓGICA VIÁVEL À PESQUISA. A ANÁLISE RECAIU SOBRE OS ESCRITOS DE JONATHAS SERRANO, VENÂNCIO FILHO E CANUTO MENDES DE ALMEIDA, PUBLICADOS NO NÚMERO 3 DA REVISTA ESCOLA NOVA, EM 1931, ALÉM DE VÁRIOS ARTIGOS PRESENTES NA REVISTA CINEARTE, DE 1927 A 1939. DO ESTUDO REALIZADO, PODE-SE CONCLUIR QUE O CINEMA ASSUME MÚLTIPLAS FUNÇÕES NA ORDEM DO DISCURSO INVESTIGADO, DENTRE AS QUAIS A CONDIÇÃO DE FERRAMENTA AUXILIAR DO ENSINO E PROPAGANDA DO PAÍS, CUJO COMPROMISSO ESTÁ VOLTADO PARA A EDUCAÇÃO GERAL DOS POVOS, PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL E PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE MODERNIZAÇÃO CULTURAL.