ESTE ARTIGO APRESENTA UMA REVISÃO DA LITERATURA QUE TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE A SALA DE AULA INVERTIDA COMO METODOLOGIA ATIVA E AS MUDANÇAS E OS IMPACTOS DA SUA UTILIZAÇÃO PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. A PROPOSTA DA SALA DE AULA INVERTIDA É A DE QUE O ESTUDANTE TENHA O PRIMEIRO CONTATO COM O CONTEÚDO PREVIAMENTE À AULA. A SALA DE AULA PASSA A SER O LOCAL PARA ESCLARECER DÚVIDAS E APROFUNDAR O CONHECIMENTO EM ATIVIDADES PRÁTICAS COMO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, PROJETOS E DISCUSSÃO EM GRUPO. CONCLUI-SE QUE O PROPÓSITO DA SALA DE AULA INVERTIDA É FAVORECER UMA MELHOR UTILIZAÇÃO DO TEMPO E ESPAÇO EM SALA, INCENTIVANDO O ESTUDANTE ATIVO, COM PENSAMENTO REFLEXIVO E A MAIOR INTERAÇÃO. ISSO PODE LEVAR A IMPACTOS POSITIVOS, COMO A MAIOR COMPREENSÃO CONCEITUAL, DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO E REDUÇÃO NO NÚMERO DE REPROVAÇÕES. POR OUTRO LADO, PONTOS NEGATIVOS PODEM SURGIR, COMO AUMENTO DA CARGA HORÁRIA DE ESTUDO PRÉVIO E DIFICULDADE DO ESTUDANTE EM SE ADAPTAR À LÓGICA DA INVERSÃO DAS AULAS.