AS ANÁLISES E REFLEXÕES AQUI PROPOSTAS SUGEREM UM OLHAR AGUÇADO E REVISITADO SOBRE A QUESTÃO FORMATIVA DO PROFISSIONAL DOCENTE, PAUTADAS NOS DESAFIOS JÁ EXISTENTES NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E NOS CONTEXTOS SOCIOCULTURAIS QUE CONSTITUEM O PANORAMA PEDAGÓGICO, ATENUADOS DURANTE O RECORTE TEMPORAL DELINEADO PELAS LIMITAÇÕES E IMPOSIÇÕES NO PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID 19 QUE, NOS IDOS DE 2020/2021 PROPÔS UM (RE)FAZER POR ENTRE OS FAZERES DOCENTES, COLOCANDO EM PAUTA A RELAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE E DA IDENTIFICAÇÃO DO PROFESSOR NO EXERCÍCIO DE SUA FUNÇÃO. ASSIM, ESTE ESTUDO APORTASSE EM CUNHA (1999), LOPES (2002), SAVIANI (2004), TARDIF (2002) ENTRE OUTROS JUNTO A UM QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO COM O FIM INVESTIGATIVO DE COMPREENDER TANTO A CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA VIGENTE ADVINDA DO GRUPO DISCENTE ENVOLVIDO, QUANTO AS PERSPECTIVAS FORMATIVAS, PARTINDO DA HIPÓTESE DE QUE PARA MUITOS EDUCADORES, AINDA EXISTE A ESPERANÇA DE QUE SEU TRABALHO VENHA GANHAR UM STATUS DIFERENCIADO, ATRELADO A UM RESPEITO QUE A EDUCAÇÃO MERECE TER, APOSTANDO NUM RECONHECIMENTO SOCIAL DE QUE, AO LIDAR COM PESSOAS EM FORMAÇÃO AS FAMÍLIAS E O CONTEXTO SOCIAL RECONHEÇAM A PARCELA DE IMPORTÂNCIA NO TRABALHO DO PROFESSOR. DESTE MODO, O CONSTRUCTO DA FORMAÇÃO DO SER PROFESSOR EM UM PARALELISMO ENTRE OPTAR E ESTAR NA PROFISSÃO, AS EXPECTATIVAS E IDEALIZAÇÕES SOB O OLHAR DO ESTUDANTE DE PEDAGOGIA PARA A PROFISSÃO ESCOLHIDA, OS DESAFIOS IMPOSTOS A PROFISSÃO DOCENTE NO ENFRENTAMENTO EM UM MISTO DE CONTRADIÇÕES E RESISTÊNCIAS E O LIMIAR DA FORMAÇÃO DOCENTE SOB A PROVISORIEDADE DA REALIDADE PEDAGÓGICA SÃO ALGUMAS DAS VEREDAS DESTE PERCURSO DE PESQUISA.