ESTE TRABALHO TEM COMO FINALIDADE ANALISAR OS DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO VIÉS DA LEITURA DISCURSIVA, A QUAL É ALICERÇADA NA ANÁLISE DO DISCURSO DE LINHA FRANCESA. PARA TANTO, COMO O CORPUS DE ANÁLISE, UTILIZAMOS A AVALIAÇÃO DO SAEPE - SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO- DESTINADA ÀS SÉRIES FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, NO NOSSO ESTUDO A 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. A AVALIAÇÃO DO SAEPE É UM IMPORTANTE INSTRUMENTO DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO OFERTADA, CAPAZ DE GERAR CONTRIBUIÇÕES EFICAZES PARA O APERFEIÇOAMENTO CONTÍNUO DA EDUCAÇÃO BÁSICA ESTADUAL. COMO EMBASAMENTO TEÓRICO, UTILIZAMOS AS CONTRIBUIÇÕES DA BRANDÃO (2004), FERNANDES (2007), PÊCHEUX (1990), ORLANDI (2008), SANTOS (2012), VOTRE (2019), ALÉM DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), MATRIZES DE REFERÊNCIAS, TANTO DO SAEB, QUANTO DO SAEPE. PARTIMOS DA PREMISSA DE QUE A LEITURA DEVE TORNAR O ALUNO UM SUJEITO CRÍTICO, DESENVOLVENDO UM OLHAR PARA ALÉM DO EXPLÍCITO, TORNANDO-O UM PRODUTOR DE SENTIDOS, APOIANDO-SE NA MATERIALIDADE LINGUÍSTICA E NAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO, ESTABELECENDO SENTIDOS PARA O QUE LER. PENSANDO ASSIM, PROPUSEMOS UM ESTUDO QUE OBSERVASSE SE A LEITURA DISCURSIVA FAZ PARTE DAS QUESTÕES DA AVALIAÇÃO E SE ESSAS ESTÃO CONDIZENTES COM A MATRIZ DE REFERÊNCIA E OS DESCRITORES, OS QUAIS ENFATIZAM UMA LEITURA CAPAZ DE TORNAR O ALUNO CRÍTICO, REFLEXIVO E PRODUTOR DE SENTIDOS