NESTE TRABALHO, ANALISAMOS AS PRINCIPAIS CONEXÕES QUE SE ESTABELECEM NOS ASPECTOS LITERÁRIOS, CULTURAIS E EDUCACIONAIS NA CIDADE DO ASSÚ/RN. PROCURAMOS COMPREENDER A RELAÇÃO ENTRE PRODUÇÕES COMO PERIÓDICOS, POESIAS E PROSA E APRESENTAÇÕES TEATRAIS, QUE ELEVARAM A CIDADE A CONDIÇÃO DE ATENAS NORTE-RIO-GRANDENSE, E O FENÔMENO EDUCACIONAL NO CONTEXTO DO FINAL DO SÉCULO XIX E PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX. COMO REFERENCIAL TEÓRICO, NOS REPORTAMOS AS REFLEXÕES DE FENELON (1999) E FRAGO (1993). NA METODOLOGIA, DESENVOLVEMOS INVESTIGAÇÃO DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA FUNDAMENTANDO, POR MEIO DAS FONTES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, A RECONSTITUIÇÃO DO PERCURSO HISTÓRICO DA CIDADE. AS FONTES UTILIZADAS SÃO OBRAS DE ESCRITORES E MEMORIALISTAS LOCAIS E TRABALHOS ACADÊMICOS QUE TEM COMO OBJETO DE ESTUDO O CONTEXTO HISTÓRICO, SOCIOECONÔMICO E CULTURAL LOCAL. COM A CHEGADA DOS PRIMEIROS COLONIZADORES EUROPEUS NO TERRITÓRIO ORIGINAL, CHAMADO DE TABA AÇU E OCUPADO POR DIVERSAS ETNIAS INDÍGENAS, A PRESENÇA DOS COLONIZADORES PORTUGUESES ESTABELECEU UMA SÉRIE DE TRANSFORMAÇÕES. O FLORESCIMENTO LITERÁRIO E CULTURAL OCORRE A PARTIR DA PRODUÇÃO DE PERIÓDICOS, DE POESIAS E TEXTOS DIVERSOS E ATIVIDADES TEATRAIS. COM A EXPANSÃO DESSAS PRÁTICAS, A CIDADE DO ASSÚ GANHA VISIBILIDADE EM TODO O ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE NO INÍCIO DO SÉCULO XX, CHEGANDO A SER CONSIDERADA A ATENAS NORTE-RIO-GRANDENSE. A EDUCAÇÃO PRIMÁRIA INSTITUCIONAL SE MOSTRA SIGNIFICATIVA E NECESSÁRIA NO PROCESSO DE EXPANSÃO DOS FENÔMENOS LITERÁRIOS E CULTURAIS. ENTRETANTO, MOSTRA-SE COMO UM ELEMENTO DE APROPRIAÇÃO DAS ELITES LOCAIS, ASSIM COMO A CULTURA E LITERATURA, EXCLUINDO UMA PARCELA SIGNIFICATIVA DA POPULAÇÃO, FORMADA PELAS CLASSES POPULARES.