O PRESENTE ESTUDO É FRUTO DE UM TRABALHO MONOGRÁFICO REALIZADO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS, UNIDADE IBIRITÉ. O OBJETIVO DESTE TEXTO É TRAZER ALGUNS APONTAMENTOS E REFLEXÕES SOBRE POSSIBILIDADES DE (DES) CONSTRUÇÕES DE ESTEREÓTIPOS DE FEMINILIDADES E MASCULINIDADES VEICULADOS EM LIVROS DE LITERATURA INFANTIL. NESSE SENTIDO, FORAM SELECIONADOS DE TRÊS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL ANTON E AS MENINAS DE OLE KöNNECKE (2013), MENINOS DE VERDADE DE MANUELA OLTEN 2013 E SER MENINA DE ÂNGELA LEITE DE SOUZA (1998). A ABORDAGEM METODOLÓGICA FOI A PESQUISA QUALITATIVA E CONTOU COM OS PROCEDIMENTOS DAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. AS DISCUSSÕES TEÓRICAS EM CONSONÂNCIA COM AS ANÁLISES DAS OBRAS POSSIBILITARAM INDICAR QUE AS RELAÇÕES DE GÊNERO SÃO CONSTITUÍDAS DESDE A INFÂNCIA A PARTIR DA VIVÊNCIA DE DIVERSOS ARTEFATOS CULTURAIS QUE PERMEIAM O COTIDIANO DAS CRIANÇAS, COMO BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS, LIVROS, ENTRE OUTROS. ESSE CONTEXTO ESTÁ IMBRICADO EM CONSTRUÇÕES HISTÓRICAS, SOCIAIS E CULTURAIS QUE IDENTIFICAM CORPOS E ESTABELECE RELAÇÕES DE PODER DETONADORAS DE DESIGUALDADES DE GÊNERO, ENTRE OUTRAS. CONCLUI-SE QUE OS LIVROS APRESENTAM FORMAS DE ABORDAGENS DISTINTAS NO TOCANTE AOS PROCESSOS DE DESCONSTRUÇÕES DE ESTEREÓTIPOS DE FEMINILIDADES E MASCULINIDADES, DOIS DE FORMA MAIS TÍMIDA E UM DE MODO EXPLÍCITO E INTENCIONAL. CONSIDERA-SE A TEMÁTICA DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E PARA AS PRÁTICAS EDUCATIVAS ESCOLARES, SOBRETUDO. ALÉM DISSO, DEFENDE-SE UM MAIOR ALARGAMENTO DE PROPOSIÇÕES DE PESQUISAS ACADÊMICAS QUE ENVOLVAM OS TEMAS FOCO DESTA INVESTIGAÇÃO.