COM A INSERÇÃO DAS CRIANÇAS NOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL, SURGE A EXPECTATIVA DE COMO SE DARIA O PROCESSO DE SEPARAÇÃO ENTRE MÃE E FILHO. ASSIM, O OBJETIVO DESTE ESTUDO É COMPREENDER A PERCEPÇÃO DAS MÃES ACERCA DO PROCESSO DE INSERÇÃO DE SEU PRIMEIRO FILHO NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CMEI). TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CAMPO E DESENVOLVIDA DE MANEIRA TRANSVERSAL. A AMOSTRA FOI COMPOSTA POR SEIS MÃES PRIMÍPARAS CUJOS FILHOS ESTAVAM FREQUENTANDO A EDUCAÇÃO INFANTIL PELA PRIMEIRA VEZ. PARA A COLETA DE DADOS FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO SOCIODEMOGRÁFICO E UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, E PARA A ANÁLISE DOS DADOS FOI UTILIZADA A ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS RESULTADOS DA PESQUISA PERMITIRAM UMA REFLEXÃO SOBRE AS AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS PARA AUXILIAR NO PERÍODO DE SEPARAÇÃO DA DÍADE MÃE/FILHO, UMA VEZ QUE DIVERSAS MÃES RELATARAM SENTIMENTOS CONFLITUOSOS DECORRENTES DESTE PERÍODO, TAIS COMO: IMPOTÊNCIA, MEDO, TEMOR, INSEGURANÇA, ENTRE OUTROS, E AINDA SENTIMENTOS DE LIBERDADE PELA CONQUISTA DE UM MOMENTO DIRECIONADO PARA O CUIDADO DE SI, O QUE GEROU POR VEZES, UM SENTIMENTO DE CULPA AO DEIXAR SEU FILHO AOS CUIDADOS DE TERCEIROS POUCO CONHECIDOS. DENTRE OS FATORES SOCIOECONÔMICOS E SOCIAIS, FORAM ELENCADOS A NECESSIDADE DO PROVIMENTO FAMILIAR E A AUSÊNCIA DA REDE DE APOIO. POR FIM, ESPERA-SE QUE A PRESENTE PESQUISA POSSA CONTRIBUIR PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE FOMENTEM A PRESENÇA DE UM PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA PARA O ACOLHIMENTO DESTES FAMILIARES, TRAZENDO ASSIM BENEFÍCIOS NÃO SOMENTE PARA AS MÃES, MAS PARA A COMUNIDADE DE MANEIRA INTEGRAL.