O ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA (LE), ALÉM DE POSSIBILITAR A APRENDIZAGEM DE LÉXICO E DE ESTRUTURAS LINGUÍSTICAS, PROPORCIONA TAMBÉM CONHECIMENTO SOCIOCULTURAL RELACIONADO À LÍNGUA META, AMPLIAÇÃO DE ACESSO À INFORMAÇÃO E, CONSEQUENTEMENTE, PERMITE AO APRENDIZ COMPREENDER MELHOR O MUNDO EM QUE VIVE. ASSIM, É DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE AS AULAS DE LE PROPICIEM O CONTATO DO ESTUDANTE COM UMA DIVERSIDADE DE GÊNEROS TEXTUAIS, DE DIVERSOS DOMÍNIOS DISCURSIVOS, E COMPREENDEMOS QUE O GÊNERO TIRINHA SE APRESENTA COMO UM PRODUTIVO OBJETO DE TRABALHO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA. DESSE MODO, A ATUAL PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL APRESENTAR UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LEITURA DO GÊNERO TEXTUAL TIRINHA QUE CONTEMPLE A APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA PARA UMA TURMA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. PARTIMOS DE UMA PESQUISA DOCUMENTAL, ATRAVÉS DA QUAL CONSULTAMOS AS RECOMENDAÇÕES DOS DOCUMENTOS OFICIAIS RELATIVAS AO ENSINO DE LEITURA E, EM SEGUIDA, FIZEMOS UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. COMO RESULTADOS, FOI POSSÍVEL COMPREENDER QUE, A PARTIR DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE, COM BASE EM ATIVIDADES SEQUENCIAIS, RESSALTANDO CONHECIMENTOS A RESPEITO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA, EM QUE O PROFESSOR ATUE COMO MEDIADOR DESSE PROCESSO, O ENSINO DE LEITURA DE TEXTOS EM LE PODE SER DESENVOLVIDO DE MANEIRA EFICAZ E EXITOSA. COMO APORTE TEÓRICO, RECORREMOS A AUTORES, COMO SOLÉ (1998), KLEIMAN (2002), ANTUNES (2003), BAKHTIN (1997), SCHNEUWLY E DOLZ (2004), RIBEIRO (2021), KRESS (2001), RAMOS (2010), ASSIM COMO AOS PCN (BRASIL, 1998) E A BNCC (BRASIL, 2017).