ESSE ARTIGO TEVE COMO OBJETIVO APRESENTAR REFLEXÕES VIVIDAS DURANTE A PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL I. PARA TANTO, BUSCOU-SE RELATAR O PROCESSO DE IMERSÃO NO ESTÁGIO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO SUA IMPORTÂNCIA PARA FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA. OS PRINCIPAIS TEÓRICOS UTILIZADOS PARA FUNDAMENTAR ESSE TRABALHO FORAM: ARROYO (2013), FREIRE (2015) E SOARES (2017, 2018). A METODOLOGIA DE PESQUISA DESTE ESTUDO FOI DE NATUREZA QUALITATIVA, CARACTERIZADA COMO UMA PESQUISA-AÇÃO. O LOCAL DE REALIZAÇÃO FORAM DUAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, AMBAS SITUADA NO MUNICÍPIO DE PAULO AFONSO - BAHIA, UMA DELAS PÚBLICA, E A OUTRA DE DIREITO PRIVADO SEM FINS LUCRATIVOS. OS PRINCIPAIS PARTICIPANTES DESTA PESQUISA FORAM DUAS TURMAS, UMA DO 4° ANO (ESCOLA 1) E OUTRA DO 5 ° ANO (ESCOLA 2), A PRIMEIRA COM 42 E A SEGUNDA COM 23 ALUNOS, E UMA PROFESSORA REGENTE EM CADA SALA. OS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS FORAM A OBSERVAÇÃO DIRETA E O DIÁRIO DE CAMPO DA PRÁTICA DE ESTÁGIO. PORTANTO, INFERIU-SE QUE A DESVALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL INTERFERE DIRETAMENTE NO DESENVOLVIMENTO DA SUA FUNÇÃO, O QUE ACARRETA METODOLOGIAS DE ENSINO INADEQUADAS E INEFICAZES, PARA ISSO NECESSITA-SE GARANTIR UMA FORMAÇÃO PERMANENTE DO PEDAGOGO, PARA QUE SE TENHA APARATOS TEÓRICOS E EXPERIÊNCIAS QUE LHES DEEM CONDIÇÃO DE REALIZAR UM BOM TRABALHO. POR FIM, A PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO TORNOU-SE UM RICO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL, QUE POSSIBILITOU CONHECER O ESTUDANTE, ALÉM DO CONTEXTO EDUCACIONAL, EM QUE PROFESSOR E ALUNO SÃO PARTES DE UM MESMO PROCESSO DE ENSINAGEM