AS AÇÕES DE LEITURA E ESCRITA SÃO ALTERADAS DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES ORIUNDAS DOS ELEMENTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS DE UMA COMUNIDADE, SENDO POR MEIO DELAS QUE O INDIVÍDUO APRIMORA E DESENVOLVE SEUS ASPECTOS LINGUÍSTICOS E COMUNICACIONAIS. DIANTE DE UM CONTEXTO GLOBALIZANTE E INTERATIVO DA ATUALIDADE, OS INDIVÍDUOS LEITORES PRECISAM ESTAR PREPARADOS PARA ACOMPANHAREM A MODERNIZAÇÃO DA VIDA POR MEIO DA TECNOLOGIA, O QUE VAI EXIGIR, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES CONTEXTUALIZADAS COM A ATUALIDADE. DIANTE DISSO, O PRESENTE ARTIGO, PROPÕE INVESTIGAR O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DIANTE DO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL, VISLUMBRANDO UMA EDUCAÇÃO QUE CONTEXTUALIZE SUAS TÉCNICAS E PRÁTICAS DIANTE DO USO CONTÍNUO E DIÁRIO DA TECNOLOGIA. NOSSO ESTUDO SE EMBASA EM: KLEIMAN (1995), SILVA (2018), SOARES (2018), XAVIER (2004), ENTRE OUTROS, E NOS APRESENTA QUE O PROFESSOR DEVE ESTAR ATENTO EM SALA DE AULA PARA O USO E PRÁTICAS QUE VIABILIZEM O USO CONSCIENTE DA TECNOLOGIA DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO PARA UM ESTUDO MAIS DINÂMICO E CONTEXTUALIZADO, SEGUINDO CRITÉRIOS DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM.