ALGUMAS ESCOLAS ESTÃO ADERINDO EM SEUS DOCUMENTOS DO ENSINO MÉDIO, O PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC), BUSCANDO PROPICIAR O DESPERTAR A CURIOSIDADE CIENTÍFICA. NESTE CONTEXTO, ESTE ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR AS AÇÕES DO PROFESSOR ORIENTADOR DO PROJETO TCC, COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, DE UMA ESCOLA PRIVADA BILÍNGUE PARA SURDOS, NO ESTADO DE SÃO PAULO. OS DADOS AQUI APRESENTADOS SÃO RESULTANTES DO RELATO DE EXPERIÊNCIA E OBSERVAÇÕES REALIZADAS PELA PROFESSORA QUE ESTEVE COMO ORIENTADORA DO TCC. O MATERIAL ANALISADO NESTE ESTUDO É O RELATO DE EXPERIÊNCIA, TENDO COMO FOCO OS PRINCÍPIOS NORTEADORES DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E QUALIFICANDO O ENSINO EM LÍNGUA DE SINAIS AO ESTUDANTE SURDO. A INSERÇÃO DO TCC COMO FERRAMENTA ESCOLAR DE SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE UM OBJETO DE ESTUDO PROPORCIONA UM CENÁRIO COM DISCUSSÕES A RESPEITO DE SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES, ESTIMULANDO-OS À PESQUISA E À CONSOLIDAÇÃO DE CONHECIMENTOS.