ESTE TRABALHO OBJETIVOU DESCREVER OS CONTEXTOS E COMPETÊNCIAS QUE PODEM SER TRABALHADOS NA FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NO ENSINO MÉDIO. UTILIZOU-SE COMO FUNDAMENTO OS DOCUMENTOS EDUCACIONAIS OFICIAIS DO GOVERNO BRASILEIRO, PARA ABORDAR A CIDADANIA, CONTEXTOS E AS COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS. ALÉM DESSES, AUTORES CONSAGRADOS COMO BASE PARA A PROPOSTA DAS ATIVIDADES 1 E 2 DE FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CONTEXTUALIZADOS PARA A PROMOÇÃO DA CIDADANIA. OS RESULTADOS REVELARAM QUE OS CONTEXTOS EM QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS AS COMPETÊNCIAS PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NOS PROCESSOS DE FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SÃO: ATIVIDADES COTIDIANAS, FATOS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E HUMANAS, QUESTÕES SOCIOECONÔMICAS, COMO SITUAÇÕES DE SAÚDE, SUSTENTABILIDADE E AS IMPLICAÇÕES TECNOLÓGICAS E DO MUNDO DO TRABALHO, DIVULGADOS POR DIFERENTES MEIOS PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL. E AS COMPETÊNCIAS QUE PODEM SER TRABALHADAS POR EXEMPLO, SÃO: A COMPREENSÃO DA REALIDADE POR MEIO DA LEITURA E DA LINGUAGEM, A CAPACIDADE DE ELABORAR ESTRATÉGIAS DE SOLUÇÕES, A CRIATIVIDADE, A COMUNICAÇÃO, ARGUMENTAÇÃO, O TRABALHO EM EQUIPE E A CAPACIDADE DE ANALISAR E APLICAR A MATEMÁTICA PARA CONTRIBUIR PARA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA.