O ARTIGO DESCREVE UMA PROPOSTA DE ENSINO IMPLEMENTADA EM UMA CLASSE DO 6° DO ENSINO FUNDAMENTAL II DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATILDE MARGON VAZ, EM CATALÃO (GO). O OBJETIVO DA ESTRATÉGIA DE MEDIAÇÃO DIDÁTICA FOI O DE TRABALHAR OS TEMAS DE DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS NO BRASIL E INSERIR O CONTEÚDO CLIMA E TEMPO DE MODO A QUE OS ALUNOS COMPREENDESSEM SUAS DIFERENÇAS E CONSTRUÍSSEM/RECONSTRUÍSSEM OS CONCEITOS ESTUDADOS. A METODOLOGIA DO ARTIGO RESULTA DE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS SOBRE MÚSICA, TEATRO DE FANTOCHE E DIDÁTICAS DA GEOGRAFIA, EM UM MOMENTO PRÉVIO A REDAÇÃO DO MANUSCRITO. O ITINERÁRIO METODOLÓGICO DA FANTOCHAULA MUSICAL FOI CONCEBIDO E DESENVOLVIDO PARA QUE, A PARTIR DE EXEMPLOS COTIDIANOS DOS SABERES DOS ALUNOS, FOSSEM RESSIGNIFICADOS OS SABERES/CONCEITOS DE CLIMA E DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS POR MEIO DE MÚSICAS POPULARES, FOLCLÓRICAS E QUE FAZIAM PARTE DO REPERTÓRIO DAQUELES DISCENTES. O MATERIAL UTILIZADO PARA CONSTRUIR OS FANTOCHES FORAM AS FOLHAS DE E.V.A. (ETIL VINIL ACETATO) DE DIFERENTES CORES, MOLDES E UNIDOS COM COLA QUENTE E DE ISOPOR. SABE-SE QUE A MÚSICA E O TEATRO SÃO CAMPOS DE CONHECIMENTO. ENTRETANTO, SÃO TAMBÉM LINGUAGENS. O ROTEIRO TÉCNICO DOS CONTEÚDOS FOI ELABORADO CONFORME A SELEÇÃO DAS MÚSICAS DE MANEIRA QUE PERMITISSEM INTRODUZIR OS TEMAS DE ENSINO SEGUNDO OS OBJETIVOS DA PROPOSTA. DEFINIDAS TODAS AS ESTRATÉGIAS DO PLANO DE ENSINO E SUA APLICABILIDADE, REALIZOU-SE A AULA-TEATRO DE ANIMAÇÃO COM FANTOCHES E COM CANÇÕES NA CLASSE DO 6º ANO ‘A’. O RESULTADO DA AULA PROPORCIONOU APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, QUE SE COMPROVOU NAS AVALIAÇÕES POSTERIORES REALIZADAS PELA PROFESSORA REGENTE DO 6º ‘A’. OS ALUNOS PARTICIPARAM DE MODO EFETIVO, RESPONDENDO E CANTANDO/ACOMPANHANDO AS MÚSICAS. FIZERAM PERGUNTAS E DEBATERAM COM OS FANTOCHES A RESPEITO DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS INSERIDOS PELAS MÚSICAS E PELAS FALAS DAS PERSONAGENS. CONCLUI-SE QUE A INICIATIVA DA ESTRATÉGIA FOI EFICAZ TENDO SIDO OS PROPÓSITOS DA PROPOSTA ALCANÇADOS PLENAMENTE, POIS, QUE OS ALUNOS APREENDERAM AQUELES CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA E PUDERAM EXPRESSAR ISSO NA AVALIAÇÃO BIMESTRAL. PERCEBEU-SE QUE OS DISCENTES AO DIALOGAREM COM ENTES FANTÁSTICOS, NO CASO OS PERSONAGENS FANTOCHES, LHES DESPERTOU AS ÂNSIAS/GOSTO DE APRENDER OS TEMAS/CONCEITOS OBJETOS DE ESTUDO APRESENTADO PELOS FANTOCHES E PELAS MÚSICAS QUE CANTAVAM.