O TEXTO ABORDA OS ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA COSTA VERDE, CONDICIONANTE DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL AMBIENTAL FEDERAL DE EMPREENDIMENTOS MARÍTIMOS DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS DA PETROBRAS NA BACIA DE SANTOS. OBJETIVAMOS ELUCIDAR AS DIFERENTES PERSPECTIVAS POLITICO-PEDAGÓGICAS PRESENTE NA EXECUÇÃO DA SUA FASE I EM RELAÇÃO AOS CAMINHOS METODOLÓGICOS DO PROCESSO EDUCATIVO PARA CONCRETIZAÇÃO DO OBJETIVO DE FORTALECIMENTO DAS COMUNIDADES DE PESCADORAS/ES ARTESANAIS ABRANGIDAS PELO PROJETO, COM VISTA A SUA PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO AMBIENTAL E PERMANÊNCIA EM SEUS TERRITÓRIOS DE ORIGEM. NÃO TEMOS A PRETENSÃO DE APRESENTAR CONCLUSÕES DEFINITIVAS, MAS DE LEVANTAR ALGUMAS HIPÓTESES SOBRE A CONSTRUÇÃO DESSE OBJETIVO, NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. DESTACAMOS AS CONCEPÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E ORGANIZAÇÃO POPULAR, COM BASE NOS PRESSUPOSTOS DO MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, REALIZADA COM BASE NA PESQUISA DOCUMENTAL E NA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. CONCLUÍMOS QUE DO PLANO TRABALHO ELABORADO PARA FASE 1 ATÉ A ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DA FASE 2, O PROCESSO DE FORMAÇÃO, AÇÃO E REFLEXÃO SUSCITADO ENTRE OS DIVERSOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO, POR MEIO DOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E FORMULAÇÃO DOS DOCUMENTOS, REVELOU DIFERENTES PERSPECTIVAS POLITICO-PEDAGÓGICAS E PRODUZIU UM CONJUNTO DE ANALISES E SISTEMATIZAÇÕES REGISTRADAS POR MEIO DE RELATÓRIOS, COMPLEMENTAÇÕES METODOLÓGICAS E PARECERES TÉCNICOS. AUSÊNCIA DE CLAREZA METODOLÓGICA POR PARTE DOS EDUCADORES/AS CONTRIBUÍRAM PARA PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE SE APROXIMARAM DA CONCEPÇÃO PRAGMÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CONTRADIÇÃO COM OS PRESSUPOSTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA QUE POSTULA A IMPLANTAÇÃO DO PEA.