ESTE ESTUDO APRESENTA UM RECORTE DE UM EIXO TEMÁTICO “ARTICULAÇÃO TEÓRICO E PRÁTICA DA FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA PARA A ATUAÇÃO DOCENTE” PRODUZIDO E ANALISADO EM UMA PESQUISA DESENVOLVIDA COMO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PEDAGOGIA, NA QUAL ABORDOU-SE UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES E PROFESSORAS INICIANTES NA DOCÊNCIA, RECÉM EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES) PÚBLICA. DIANTE DISSO, PARA ESTE TEXTO ELENCOU-SE COMO OBJETIVO GERAL: COMPREENDER A VIVÊNCIA DA TEORIA E PRÁTICA APREENDIDA NA ACADEMIA PELOS INICIANTES NA DOCÊNCIA. QUANTO A METODOLOGIA UTILIZADA PARA A CONCRETUDE DA PESQUISA, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS POR MEIO DA PLATAFORMA SKYPE COM 08 EGRESSOS, SENDO 04 HOMENS E 04 MULHERES, ALIADO A UM ACERVO BIBLIOGRÁFICO QUE FOI BASE PARA O DIÁLOGO EMPREENDIDO NA PESQUISA. DIANTE DOS DADOS REVELADOS NA PESQUISA FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE OS PROFESSORES E PROFESSORAS INICIANTES, CONSIDERAM A EXISTÊNCIA DE UMA INCOMPLETUDE FORMATIVA NO QUE SE REFERE A ALIANÇA DE ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS JUNTO AS DISCIPLINAS OFERTADAS NA GRADUAÇÃO, ORA APRESENTANDO-SE ESSENCIALMENTE PRÁTICA, ORA ESSENCIALMENTE TEÓRICA NO PROCESSO DA FORMAÇÃO INICIAL. CONTUDO, É PRECISO CONSIDERAR QUE O PROCESSO DE SE FAZER PROFESSOR (A) É CONSTANTE E ESTÁ SEMPRE EM TRANSFORMAÇÃO, NECESSITANDO DE APRIMORAMENTOS E MAIORES NÍVEIS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, NA BUSCA DE SER E TORNAR-SE PROFESSOR (A), COMPREENDIDO, AQUI, A PARTIR DO EDUCAR PARA TRANSFORMAR.