ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR LEMBRANÇAS ESCOLARES DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL E SEUS FATORES DE MOTIVAÇÃO AO LONGO DA VIDA ESCOLAR E NAS DIFERENTES INTER-RELAÇÕES CONSTITUÍDAS NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL QUE PROPICIARAM O DESENVOLVIMENTO DAS NECESSIDADES PSICOLÓGICAS BÁSICAS (AUTONOMIA, COMPETÊNCIA E PERTENCIMENTO OU VÍNCULOS SOCIAIS). TRABALHAMOS COM NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NO QUAL FORAM ANALISADAS PELOS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO (RYAN E DECI, 1985; 2000; 2017) O QUE POSSIBILITOU IDENTIFICARMOS AS NECESSIDADES PSICOLÓGICAS BÁSICAS (AUTONOMIA, COMPETÊNCIA E PERTENCIMENTO). FORAM IDENTIFICADAS QUATRO CATEGORIAS DOMINANTES: A FAMÍLIA, A ESCOLA, A DEFICIÊNCIA E A PROFISSÃO. CONCLUÍMOS QUE, A PESSOA COM DEFICIÊNCIA POSSUÍ DIVERSOS FATORES MOTIVACIONAIS PARA SUPERAÇÃO DOS DESAFIOS ENFRENTADOS AO LONGO DA VIDA ESCOLAR /ACADÊMICA E PROFISSIONAL, SENDO A FAMÍLIA A PRINCIPAL FONTE DE APOIO DE MANUTENÇÃO DA(S) MOTIVAÇÕES E SENTIDOS DE AUTONOMIA E COMPETÊNCIA, EM SEGUIDA SURGE O AMBIENTE ESCOLAR COMO AMBIENTE PROVEDOR DO SENTIDO DE PERTENCIMENTO E AMPLIAÇÃO DOS VÍNCULOS SOCIAIS, SEGUIDO DA VIDA ACADÊMICA EM NÍVEL SUPERIOR, NO QUAL TROUXE OS DESAFIOS DE ACESSIBILIDADE E ADAPTAÇÃO QUE AUXILIARAM O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS PARA MANUTENÇÃO DA MOTIVAÇÃO DO SUJEITO EM RELAÇÃO A ELE E AO CURSO. OBSERVAMOS QUE OS LIMITES E PRECONCEITOS SOBRE A DEFICIÊNCIA VISUAL E OS SENTIDOS DE AUTONOMIA, COMPETÊNCIA E VÍNCULOS SOCIAIS IMPULSIONARAM OS SUJEITOS DESTE ESTUDO ALCANÇAREM SUAS REALIZAÇÕES PESSOAIS E PROFISSIONAIS.