ACREDITAMOS QUE POR MEIO DA FORMAÇÃO DOCENTE COM ENFOQUE EM QUESTÕES DE GÊNERO É POSSÍVEL PROPORCIONAR ESCLARECIMENTO DE TERMOS, DISCURSOS MENOS ESTEREOTIPADOS E SEXISTAS E UM ENSINO MAIS EQUÂNIME. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR SE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA TEM ABORDADO QUESTÕES DE GÊNERO POR MEIO DE DISCIPLINAS. BUSCOU-SE, POR MEIO DE UMA ANÁLISE DOCUMENTAL, DISCIPLINAS QUE COMPÕEM OS PRINCIPAIS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO BRASIL. PARA ISSO, FORAM SELECIONADOS ENTRE OS ANOS DE 2013 E 2016 OS PROGRAMAS COM NOTA 6 E 7 DE ACORDO COM A CAPES E INVESTIGADO AS GRADES DE CADA CURSO. EVIDENCIOU-SE QUE DOS 14 PPGS INVESTIGADOS, SEIS DELES APRESENTARAM DISCIPLINAS QUE DISCUTEM GÊNERO E EM NOVE PPGS FORAM ENCONTRADAS LINHAS DE PESQUISAS E PROJETOS QUE ENVOLVAM GÊNERO NA PÓS-GRADUAÇÃO. DESTACA-SE QUE HÁ NECESSIDADE DE MAIS DISCIPLINAS QUE ENVOLVAM QUESTÕES DE GÊNERO COM CIÊNCIA E EDUCAÇÃO.