NO CONTEXTO PANDÊMICO DE COVID-19, TEM SE BUSCADO NOVAS ESTRATÉGIAS PARA SE ADAPTAR AO ENSINO
REMOTO, COMO O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA VIABILIZAR A APRENDIZAGEM, PORÉM, DIFERENTES
CONTEXTOS SOCIOECONÔMICOS OFERECEM DESAFIOS ÍMPARES PARA DOCENTES E DISCENTES. DESSE MODO, ESTE
ARTIGO TEM O OBJETIVO DE DIFUNDIR A EXPERIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO DE UM RECURSO DE FÁCIL ACESSO E BAIXO
CUSTO, OS FANZINES, NAS AULAS DE GEOGRAFIA, COMO PARTE DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE
BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ -
UFC. NA METODOLOGIA REALIZAMOS REUNIÕES DE PLANEJAMENTO; CRIAÇÃO DE CRONOGRAMA; DIAGNÓSTICO DAS
TURMAS; LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO; OFICINA DE CONFECÇÃO DOS FG E ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA. ESSA
PRÁTICA AJUDOU OS ALUNOS A USAREM SUA CRIATIVIDADE, ALÉM DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES QUE
ENVOLVEM O PESQUISAR, SELECIONAR, ANALISAR E SELECIONAR NO MOMENTO DE CRIAÇÃO DE SEUS FANZINES SOBRE
CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS, NAS TURMAS DE 7º, 8ª E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS DA ESCOLA
MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL PROFESSOR ÁLVARO COSTA - EMTIPAC. CONCLUI-SE QUE O USO DO FANZINE
NAS AULAS DE GEOGRAFIA CONTRIBUI PARA DIVERSIFICAR E DINAMIZAR AS ATIVIDADES NO ENSINO REMOTO, HAJA
VISTA, NO SÉCULO XXI, SEJA NO PRESENCIAL OU EM PLATAFORMAS DIGITAIS, EDUCADORES DEVEM CADA VEZ MAIS
APLICAR METODOLOGIAS QUE AJUDEM A POTENCIALIZAR O ENSINO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES, PARA QUEBRAR A
ROTINA DAS ATIVIDADES ESCOLARES E FACILITAR O APRENDIZADO COM NOVOS RECURSOS DE MODO QUE OS ALUNO
ENQUANTO SUJEITOS DESTE PROCESSO COLOQUEM EM PRÁTICA SUA CRIATIVIDADE E CRITICIDADE.