AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR IMPLEMENTADAS NO BRASIL NA DÉCADA DE 2000 E 2010 PROVOCARAM MUDANÇAS ESTRUTURAIS SIGNIFICATIVAS NA SOCIEDADE BRASILEIRA. AS ASSIMETRIAS REGIONAIS E SOCIAIS BRASILEIRAS SÃO SIGNIFICATIVAS, MAS QUE TEM NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EDUCACIONAL UM MECANISMO IMPORTANTE NA CORREÇÃO DESSAS DISTORÇÕES HISTÓRICAS, E UMA FORMA DE DIMINUIR ESSAS DIFERENÇAS É POR MEIO DO ACESSO À UNIVERSIDADE, PRINCIPALMENTE EM REGIÕES DISTANTES DOS GRANDES CENTROS URBANOS. OBSERVA-SE A INTENSIFICAÇÃO DESSE PROCESSO QUE TEM SIDO IMPLEMENTADO NO PAÍS ATRAVÉS DE VÁRIAS AÇÕES, A QUE DESTACAMOS NESTA PESQUISA ADENTROU NO CAMPO TEMÁTICO DA POLÍTICA DE EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, A FIM DE COMPREENDER A DIMENSÃO POLÍTICA DESSA AÇÃO, VOLTANDO-SE PARA OS CURSOS CRIADOS EM UM CAMPUS DO INTERIOR. PARA SUBSIDIAR A PESQUISA, SOB A ABORDAGEM QUALITATIVA, TEVE COMO FONTE DE DADOS DOCUMENTOS E ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS. A PESQUISA EVIDENCIOU QUE A CRIAÇÃO DOS CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA E QUÍMICA ATENDERAM AS DEMANDAS DA SOCIEDADE, PARTICULARMENTE ESTUDANTES EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO DA REGIÃO QUE ANSIAVAM PELA FORMAÇÃO ACADÊMICA. DIANTE DOS SUBSÍDIOS DA ANÁLISE, O ESTUDO DEMONSTROU QUE A POLÍTICA DE EXPANSÃO MARCOU UM PROCESSO DE REORGANIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS JUSTIFICADO PELA PERSPECTIVA POLÍTICA DE DEMOCRATIZAR O ENSINO, AO TEMPO EM QUE ATENDERIA, EM PARTE, AS SUAS FUNÇÕES SOCIAIS. OS RESULTADOS DO ESTUDO APONTARAM QUE A POLÍTICA DE EXPANSÃO DA UFPB CONVERGE PARA A ABERTURA DE VAGAS NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO AO POTENCIALIZAR OPORTUNIDADES DE ACESSO DE ESTUDANTES AOS CURSOS CRIADOS NO CAMPUS PESQUISADO.