O PRESENTE TRABALHO ABORDA QUESTÕES EDUCACIONAIS QUE VEM SENDO BASTANTE DISCUTIDAS NO CONTEXTO ATUAL E BUSCAR REFLETIR ACERCA DAS AVALIAÇÕES EXTERNA IMPLANTADAS PELO GOVERNO FEDERAL E APLICADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I, BEM COMO OS RESULTADOS APRESENTADOS PELAS ESCOLAS, NA TENTATIVA DE VERIFICAR OS OBSTÁCULOS QUE TEM IMPOSSIBILITADO A MELHORIA NA QUALIDADE EDUCACIONAL DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS. NESTE SENTIDO, O OBJETIVO É PESQUISAR INSTITUIÇÕES ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE XIQUE-XIQUE, NA BAHIA, ENTREVISTANDO, GESTORES, COORDENADORES, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARA OBTER INFORMAÇÕES ACERCA DA AÇÕES QUE CONDUZEM O PROCESSO EDUCATIVO DAS ESCOLAS COM ÍNDICES ABAIXO DO DESEJÁVEL, BEM COMO OBSERVAR SE HÁ PROPOSTAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA AS AVALIAÇÕES EXTERNAS E PARA A MELHORIA DOS INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUE VENHAM A CONTRIBUIR COM A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DURANTE O ANO LETIVO. ASSIM, COM O ESTUDO QUALITATIVO E QUANTITATIVO, BUSCAREMOS ALCANÇAR INFORMAÇÕES POR MEIO DOS DADOS QUE SERÃO COLETADOS, APÓS ENTREVISTA COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO ESCRITO, NA TENTATIVA DE COMPREENDER O CONTEXTO ESCOLAR DAS INSTITUIÇÕES PESQUISADAS, BUSCANDO ANALISAR ALGUNS DOS ENTRAVES QUE AFETAM A MELHORIA DA QUALIDADE EDUCACIONAL E OS RESULTADOS DO IDEB.