ESTE ARTIGO TEM POR ESCOPO ANALISAR A MATRIZ CURRICULAR NACIONAL PROPOSTA PELA SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA (SENASP), MAIS ESPECIFICAMENTE SEU OBJETIVO GERAL DE ENSINO QUE PADRONIZA AS MALHAS CURRICULARES DE TODO O PAÍS, DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SEGURANÇA PÚBLICA. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA DESVELAR TAL PROBLEMÁTICA, FOI A PESQUISA QUALITATIVA, COM REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. NOSSA PERSPECTIVA TEÓRICA FOI A DA ANÁLISE DO DISCURSO DE VERTENTE FRANCESA, QUE TRABALHA A RELAÇÃO LÍNGUA, IDEOLOGIA E HISTÓRIA. NOSSA CATEGORIA DE ANÁLISE FOI A FORMAÇÃO DISCURSIVA (FD), PRESENTE NOS RECORTES DA MATERIALIDADE SELECIONADA. OS RESULTADOS DESTA PESQUISA MOSTRARAM QUE TAL INSTRUMENTO DE PADRONIZAÇÃO CURRICULAR, EM VEZ DE APRESENTAR MELHORAS INSTITUCIONAIS, DIALOGA COM OS ANSEIOS DO CAPITAL DE FORMA A PERPETUAR O SEU PROJETO DE SOCIABILIDADE.