ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL REFLETIR A SITUAÇÃO EMERGENCIAL SOBRE O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID-19 E A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS IDENTIFICANDO AS VANTAGENS E DESVANTAGENS NO PROCESSO DA ARTE DE ENSINAR, A UTILIZAÇÃO ADEQUADA DOS MEIOS DIGITAIS E MÉTODOS APLICADOS NO ÂMBITO VIRTUAL. A TIPOLOGIA DA PESQUISA É EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA COM ABORDAGEM QUALITATIVA. COMO RESULTADO DO ESTUDO FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE O ENSINO REMOTO APRESENTOU COMO VANTAGEM EM MAIOR DESTAQUE A FLEXIBILIZAÇÃO DO ESTUDO, OU SEJA, O ALUNO PODERÁ ASSISTIR NOVAMENTE À AULA MINISTRADA ATÉ PORQUE MUITAS SÃO GRAVADAS, BEM COMO PODER ASSISTIR A AULA EM QUALQUER LOCAL QUE ESTEJA NÃO FICANDO ESPECIFICAMENTE NO ESPAÇO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR; E QUANTO À DESVANTAGEM O DESTAQUE MAIOR FOI À ACESSIBILIDADE AO USO DO COMPUTADOR, MUITOS ALUNOS ATÉ POSSUEM O TABLET, COMPUTADOR, SMARTPHONE, PORÉM NÃO SABE USAR PRECISANDO DE UM LETRAMENTO DIGITAL. OUTRO PONTO É O LOCAL APROPRIADO PARA O ESTUDO QUE MUITOS NÃO POSSUEM NO AMBIENTE FAMILIAR. ENTENDEMOS QUE FOI UM MOMENTO DE GRANDE DESAFIO PARA TODOS OS ENVOLVIDOS DESDE OS PROFESSORES E ALUNOS, QUE PRECISARAM SE APERFEIÇOAR REINVENTAR E SE APROPRIAR DE UM UNIVERSO AINDA DESCONHECIDO PARA MUITOS, A “TECNOLOGIA DIGITAL”, BEM COMO PARA OS RESPONSÁVEIS QUE ASSUMIRAM O PAPEL DE TUTORES E EDUCADORES DE SEUS FILHOS, PARENTES, VIZINHOS E OUTROS.