DIANTE DOS ENTRAVES CONSTITUÍDOS ACERCA DAS RELAÇÕES PROFESSOR-ALUNO, ESTE TRABALHO APRESENTOU COMO PROBLEMA DE PESQUISA: QUAIS OS DESAFIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA INCLUSÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA? O OBJETIVO É DEBATER A AMPLIAÇÃO DA EAD NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ESPECIFICAMENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL, E O PAPEL DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ASSIM, ESSA PESQUISA APRESENTA RELEVÂNCIA POR TRATAR DE UMA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) QUE OFERECE UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE FORMA DINÂMICA, MEDIADA ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS, COMO UMA POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM A PARTIR DA PROPOSTA DO ENSINO ONLINE. O ESTUDO ALICERÇA-SE NAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS SOBRE O TEMA EM PAUTA, BASEADO EM IMBERNÓN (2010), SILVA (2001), VIEIRA (2011), MORAN (2012) E OUTROS. A PARTIR DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SOBRE O TEMA, APRESENTA-SE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, NA QUAL LEVA-SE EM CONSIDERAÇÃO O DEBATE SOBRE O TEMA QUE ESTÁ SENDO PESQUISADO, MEDIANTE A REALIZAÇÃO DE UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. EVIDENCIA-SE QUE ESSA MODALIDADE DE ENSINO ESTÁ EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO, NO RASTREIO POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, CONTRIBUINDO PARA LEVAR O ENSINO A TODOS EM TEMPOS ATÍPICOS. PORTANTO, A SUA PRATICIDADE E FUNCIONALIDADE DEVEM ESTAR ALIADAS NA QUALIDADE DO ENSINO-APRENDIZAGEM OFERTADO ESPECIALMENTE PELAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS.