A MOTIVAÇÃO É UM ELEMENTO CONSIDERADO ESSENCIAL PARA A APRENDIZAGEM, SOBRETUDO, NO ENSINO SUPERIOR. ASSIM, O OBJETIVO DA PRESENTE PESQUISA FOI INVESTIGAR AS RELAÇÕES ENTRE O USO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM, A MOTIVAÇÃO E O DESEMPENHO ACADÊMICO EM CURSOS DE LICENCIATURA E DE BACHARELADO EM SAÚDE DA UPE CAMPUS PETROLINA. PARTICIPARAM DESSE ESTUDO 48 SUJEITOS, DO SEXO MASCULINO E FEMININO, COM IDADES ENTRE 17 E 54 ANOS, ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA CIDADE DE PETROLINA-PE. PARA MENSURAR OS CONSTRUTOS ENVOLVIDOS NESSE ESTUDO FORAM UTILIZADAS A ESCALA DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E A ESCALA DE MOTIVAÇÃO PARA APRENDER DE UNIVERSITÁRIOS. JÁ A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ACADÊMICO OCORREU POR MEIO DAS NOTAS OBTIDAS PELOS DISCENTES NAS DISCIPLINAS AO LONGO DOS SEMESTRES LETIVOS JÁ CURSADOS POR ELES. POR FIM, FOI UTILIZADO AINDA UM QUESTIONÁRIO SÓCIO DEMOGRÁFICO COM INTUITO DE TRAÇAR O PERFIL DOS PARTICIPANTES QUANTO A IDADE, CURSO MATRICULADO, PERÍODO, RENDA, DENTRE OUTRAS INFORMAÇÕES. OS RESULTADOS INDICARAM UMA BOA RELAÇÃO DA MOTIVAÇÃO COM AS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM, BEM COMO, UMA RELAÇÃO NEGATIVA ENTRE A MOTIVAÇÃO EXTRÍNSECA E O DESEMPENHO ACADÊMICO. ESSES RESULTADOS FORAM DISCUTIDOS A LUZ DA LITERATURA ACADÊMICA.