DIANTE DE UMA PANDEMIA, OCASIONADA PELO COVID-19, QUE IMPLICOU EM UM ENSINO NO FORMATO REMOTO EM TODAS AS ESCOLAS NO PAÍS, E MUNDO TODO, A BUSCA POR FERRAMENTAS DIGITAIS QUE AJUDASSEM O PROFESSOR EM SUAS AÇÕES DE ENSINO AUMENTOU. PESQUISAS TÊM MOSTRADO A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DESSAS FERRAMENTAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O SOFTWARE GEOGEBRA É UM EXEMPLO DESSE TIPO DE FERRAMENTA, TENDO EM VISTA QUE ELE PODE SER UTILIZADO COMO UM RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA. ESTE TRABALHO ABORDA UM ESTUDO REALIZADO NUMA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, DA E.E.E.F.M FREDERICO LUNDGREN, SITUADA NO MUNICÍPIO DE RIO TINTO - PB, NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), NÚCLEO DE MATEMÁTICA – UFPB/CAMPUS IV, COM UMA ABORDAGEM PARA O OBJETO DE CONHECIMENTO RELATIVO À EQUAÇÃO DA RETA, COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ESSE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO PRINCIPAL APRESENTAR A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA E, ATRAVÉS DELA, VERIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES DO GEOGEBRA NESSE PROCESSO.