O ARTIGO DESCREVE INTERVENÇÕES E UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL COM ENFOQUE PRIVILEGIADOS AOS PRINCÍPIOS AGROECOLÓGICOS. AS SITUAÇÕES DE ENSINO FORAM DESENVOLVIDAS NA ESCOLA ESTADUAL INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATILDE MARGON VAZ, NA CIDADE DE CATALÃO (GO), EM PARCERIA COM O NÚCLEO DE ESTUDOS, PESQUISAS E EXTENSÃO EM AGROECOLOGIA (NEPEA), INTEGRANDO A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA II. O OBJETIVO DESSA INTERVENÇÃO FOI DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DE INICIATIVAS E INTERVENÇÕES DE EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E AGROECOLÓGICA, DESTACANDO A SUA RELEVÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA – ETAPA DO ENSINO FUNDAMENTAL – EF II. O ROTEIRO METODOLÓGICO SEGUI A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E ATIVIDADES DE CAMPO. NOS ITINERÁRIOS DE ENSINO DAS AULAS UTILIZOU-SE PERSPECTIVAS LÚDICAS, BASEADAS EM JOGOS, PRÁTICAS DE SEGREGAÇÃO DE RESÍDUOS E, NUM AMBIENTE GAMIFICADO, PREPAROU-SE UM QUIZ AGROECOLÓGICO; FINALMENTE APLICOU-SE UMA ENQUETE COM OS ESCOLARES, INDUZINDO A REFLEXÃO SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS, TAL COMO OS CONHECIMENTOS INTERNALIZADOS SOBRE TAIS TEMÁTICAS. OS RESULTADOS MOSTRARAM UM APROFUNDAMENTO DO APRENDIZADO E A INTERNALIZAÇÃO DOS CONCEITOS DEBATIDOS NAS UNIDADES DIDÁTICAS. CONCLUI-SE QUE EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM ALTERNATIVAS E TÉCNICAS DE ENSINO FOCADAS NO ALUNO E NA SUA APRENDIZAGEM, LEVARAM A COLHEITA DE AUMENTO DE REPERTÓRIO CONCEITUAL SOBRE TEMAS DE GEOGRAFIA DE NATUREZA, COMO, PARA EXEMPLO, A EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E AGROECOLÓGICA.