ESTE TEXTO SE TRATA DE UM ESPAÇO EM QUE NOS PERMITIMOS AMPLIAR NOSSAS REFLEXÕES SOBRE A CONCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA, SUAS FORMAS DE USO E, AINDA, REPERCUSSÕES NO DISCURSO E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, EM ESPECIAL, DEPOIS DAS REFLEXÕES “IMPOSTAS” PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). SUA FEITURA SE COLOCA COMO PRODUTO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES E ESTUDANTES DE LICENCIATURA, MINISTRADO ATRAVÉS DE PLATAFORMA DIGITAL, QUE OBJETIVOU PROPORCIONAR UM DIÁLOGO SOBRE A BNCC, SEUS SABERES E FAZERES. PARA TAL, UTILIZAMO-NOS DE UM REPERTÓRIO TEÓRICO MOVIDO POR ESTUDIOSOS QUE NOS INSPIRAM A DISCUTIR A TEMÁTICA, COMO PERRENOUD, SPENCER, SACRISTÁN, DIAS, MACEDO, GINSBURG, ENTRE OUTROS, BEM COMO DE LEITURAS ADVINDAS DOS DOCUMENTOS NORMATIVOS QUE TÊM CONSTRUÍDO OS DIÁLOGOS SOBRE O CONCEITO E O SIGNIFICADO PEDAGÓGICO DE UMA ABORDAGEM EDUCACIONAL ANCORADA NA COMPETÊNCIA. AO SE TRATAR DE UM ESTUDO DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA POR VERSAR SOBRE UMA PESQUISA QUE SE CATEGORIZA COMO “ESTADO DA ARTE”, UMA VEZ QUE EMBLEMA O DESAFIO DE CONHECER E DISCUTIR OS CONCEITOS QUE TÊM SIDO DESENVOLVIDOS, EM DIFERENTES CAMPOS DO CONHECIMENTO, SOBRE O CONCEITO DE COMPETÊNCIA À LUZ DA BNCC, NUMA TENTATIVA DE RESPONDER À QUESTÃO QUE INTITULA O TEXTO ORA APRESENTADO. COMO RESULTADO DAS DISCUSSÕES TECIDAS, TRAZEMOS O CONCEITO DE “CIRCULARIDADE DE SABERES” COMO POSSIBILIDADE DE, AO DIMENSIONAR REFLEXÕES E ASPECTOS QUE VÊM SENDO DESTACADOS E PRIVILEGIADOS EM MEIO AOS DESAFIOS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEOS, PROPOR ALTERNATIVAS QUE RESSIGNIFIQUEM NOSSA PRÁTICA PEDAGÓGICA SEM QUE IMPLIQUEM DE FORMA NEGATIVA NA AUTONOMIA DOCENTE OU INVISIBILIZEM OS CONTEXTOS DA REALIDADE ESCOLAR.