O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL DISCORRER ACERCA DE UMA OFICINA QUE ABORDOU ALGUNS CONTEÚDOS DE TRIGONOMETRIA, COMO TAMBÉM APRESENTAR DISCUSSÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS COMO O SOFTWARE GEOGEBRA E A GAMIFICAÇÃO NAS AULAS DE TRIGONOMETRIA. ALÉM DISSO, BUSCOU-SE COMPREENDER DE QUE FORMA E EM QUAIS CIRCUNSTÂNCIAS O SOFTWARE GEOGEBRA PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, EM ESPECÍFICO O ESTUDO DE TRIGONOMETRIA. NO ÂMBITO INVESTIGATIVO, ELA FOI NORTEADA PELA SEGUINTE PROBLEMÁTICA DE PESQUISA: A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA E A GAMIFICAÇÃO COMO RECURSOS METODOLÓGICOS NO ENSINO BÁSICO PODEM TRAZER POTENCIAIS EFEITOS POSITIVOS TANTO PARA O PROCESSO DE ENSINO QUANTO PARA O DE APRENDIZAGEM DA TRIGONOMETRIA? A METODOLOGIA EMPREGADA PARA A ANÁLISE DOS DADOS FOI BASEADA EM UMA PESQUISA QUALITATIVA E PÔDE-SE REALIZAR MEDIANTE A APLICAÇÃO DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA, APLICADA REMOTAMENTE, PARA UMA TURMA DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - DESENVOLVIDA EM CARÁTER DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA UFPB-CAMPUS IV – NA ESCOLA ESTADUAL CIDADÃ INTEGRAL SENADOR RUI CARNEIRO – LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE MAMANGUAPE/PB. COM BASE NAS TEORIAS DA BNCC, LOPES (2011), COUTO (2014), PERSICANO (2013), DENTRE OUTROS AUTORES, É DEFENDIDA A IMPORTÂNCIA DE SE UTILIZAR AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PROL DA EDUCAÇÃO. OS RESULTADOS REVELARAM QUE UTILIZAR FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COMO RECURSO METODOLÓGICO, POR EXEMPLO O PRÓPRIO GEOGEBRA OU A GAMIFICAÇÃO, DE MANEIRA ADEQUADA, SEMPRE RESPEITANDO A REALIDADE DOS ALUNOS NAS AULAS, POTENCIALIZAM O ENSINO ATÉ QUANDO SE TRATA DE ASSUNTOS MAIS COMPLEXOS DA MATEMÁTICA.