O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO CONFIGURA-SE COMO O PRIMEIRO CONTATO DO ALUNO DE GRADUAÇÃO COM AS ATIVIDADES DOCENTES. TRATANDO-SE DO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA, A EXPERIÊNCIA MOSTRA-SE BASTANTE DESAFIADORA, VISTO QUE LECIONAR LÍNGUA PORTUGUESA EXIGE MANEJO E DOMÍNIO DE DIVERSOS ASPECTOS DA LÍNGUA QUE TRANSCENDEM O CONTATO PURAMENTE TEÓRICO. É NESSE SENTIDO QUE O PRESENTE ARTIGO BUSCA ANALISAR E DESCREVER AS EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO CAMPO DO ESTÁGIO DE REGÊNCIA COM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO. PARA ATINGIR OS OBJETIVOS, A PRESENTE PESQUISA CONSISTIU-SE DE UM ESTUDO DE CARÁTER EXPLORATÓRIO-DESCRITIVO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA. CONCLUIU-SE, COM BASE NAS OBSERVAÇÕES, QUE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA NÃO ESTÁ LIGADA APENAS A SEU DOMÍNIO DE CONTEÚDO, MAS TAMBÉM À PERCEPÇÃO DE QUE O CONHECIMENTO É SOCIALMENTE CONSTRUÍDO NA PRÁTICA, POR MEIO DA TROCA MÚTUA DE SABERES E EXPERIÊNCIAS.