O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO NA ARGENTINA SOFREU FORTE INFLUÊNCIA DA ECONOMIA, DOS COMPORTAMENTOS SOCIAIS CORRENTES, E EM ESPECIAL DA POLÍTICA, PAUTADA POR MUDANÇAS DE GOVERNOS DEMOCRÁTICOS PARA AUTOCRÁTICOS, EXERCENDO PRESSÕES SOBRE O CONHECIMENTO EXPLÍCITO COMPARTILHADO NA SOCIEDADE, EM ESPECIAL NA EDUCAÇÃO E CULTURA, SOB A FORMA DE CENSURA E REPRESSÃO. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER OS EFEITOS DO REGIME DITATORIAL ARGENTINO DAS DÉCADAS DE 1960 E 1970, SOB OS PILARES DA TEORIA DE PIERRE BOURDIEU. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, DE NATUREZA DESCRITIVA, QUE UTILIZA COMO PROCEDIMENTOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. FORAM ANALISADOS ARTIGOS RELACIONADOS À HISTÓRIA ARGENTINA, COM ANÁLISE REALIZADA NO PERÍODO PÓS DITADURA, BEM COMO ARTIGOS QUE TRATAM DOS ELEMENTOS DA TEORIA E LÓGICA DE BOURDIEU. EM SEGUIDA BUSCOU-SE, COM BASE NESTAS FONTES, UMA ANÁLISE CRÍTICA PARA SE IDENTIFICAR OS ELEMENTOS DA LÓGICA DE BOURDIEU RELACIONADOS COM OS ACONTECIMENTOS QUE ANTECEDERAM OS PERÍODOS DITATORIAIS, QUANTO OS DESENCADEADOS DURANTE TAIS PERÍODOS. COMO CONTRIBUIÇÃO, O ARTIGO PRETENDE TRAZER UMA ABORDAGEM DISTINTA SOBRE A SOCIEDADE ARGENTINA ANTES E DURANTE A DITADURA E, DESSA FORMA, CONTRIBUIR COM UMA ANÁLISE CRÍTICA E REFLEXIVA, BASEADA EM ELEMENTOS DA FILOSOFIA, SOBRE OS FATOS HISTÓRICOS ANALISADOS NESTE TRABALHO.