O PRESENTE TRABALHO DIALOGA SOBRE O ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO AO ESTUDANTE NO ENSINO SUPERIOR A PARTIR DE PROJETOS DE ENSINO, À LUZ DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. COMO REFERENCIAL TEÓRICO PARA REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO, FORAM CONSULTADAS AS OBRAS DE SAVIANI (2008), (2011) E FRIGOTTO (2010). A METODOLOGIA UTILIZADA PARA REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO REFERE-SE À METODOLOGIA FILOSÓFICA PROPOSTA POR FOLSCHEID E WUNEMBURGUER (2006). À LUZ DE UMA EXPERIÊNCIA CONCRETA, O PRESENTE TRABALHO PRETENDE DIALOGAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO AO ESTUDANTE NO ENSINO SUPERIOR, A PARTIR DE PROJETOS DE ENSINO, COMO PARTE INTEGRANTE DA ASSISTÊNCIA BÁSICA ESTUDANTIL NESTE NÍVEL DE ENSINO, ALÉM DE DIALOGAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL PEDAGOGO NA REALIZAÇÃO DO ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO AO ESTUDANTE. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PODE CONTRIBUIR PARA FOMENTAR AS AÇÕES DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO NA UNIVERSIDADE, UMA VEZ QUE SEUS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS SINALIZAM UM HORIZONTE PROFÍCUO QUE PODEM FAVORECER A REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES EM SALA DE AULA E SUA RELAÇÃO COM O APRENDIZADO DO ESTUDANTE, AS PRÁTICAS DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO ATO DE APRENDER, A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS EM SALA DE AULA, E DE CERTA FORMA, PODE INFLUENCIAR TAMBÉM A REFLEXÃO SOBRE A DIDÁTICA E OS MÉTODOS DE ENSINO NO ENSINO SUPERIOR.