ESTE TEXTO ABORDA O TEMA DA INTERCULTURALIDADE NA AMÉRICA LATINA NA PERSPECTIVA DA DECOLONIALIDADE. O TEMA SE INSERE NA TENDÊNCIA CONTEMPORÂNEA DE INVESTIGAÇÕES E REFLEXÕES SOBRE UM “PENSAMENTO OUTRO”, COM PRETENSÃO E ABORDAGEM DISTINTAS DO QUE É DEFENDIDO PELA MODERNIDADE EUROCÊNTRICA. OBJETIVA-SE COMPREENDER MELHOR AS CAUSAS DA DIFICULDADE DE INSERÇÃO EFETIVA DO BRASIL NA AMÉRICA LATINA E APONTAR POSSÍVEIS CAMINHOS PARA A APROXIMAÇÃO DAS NAÇÕES. METODOLOGICAMENTE, ESTE TEXTO RESULTA DE UM ESTUDO DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO EXPLORATÓRIO, COM REFLEXÕES A PARTIR DE APORTES TEÓRICOS DE PENSADORES DO GRUPO MODERNIDADE/COLONIALIDADE E AFINS. É SABIDO QUE O BRASIL SE VOLTA – POLÍTICA, ECONÔMICA E CULTURALMENTE – PARA O ATLÂNTICO NORTE, DE COSTAS PARA A AMÉRICA HISPÂNICA. PENSA-SE QUE A INTERCULTURALIDADE – A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, DE MODO ESPECIAL –, SE CONSTITUA EM POSSÍVEL FATOR PROPULSOR DA INTEGRAÇÃO, PODENDO SER O CAMINHO PARA A APROXIMAÇÃO ENTRE PESQUISADORES BRASILEIROS E HISPANO-AMERICANOS NA PERSPECTIVA DA DESCOLONIZAÇÃO.