O OBJETIVO PRINCIPAL DESSE ESTUDO É COMPREENDER E DISCUTIR A INCLUSÃO DIGITAL NA ESCOLA, BEM COMO MOSTRAR QUE O USO DAS TICS TEM OCASIONADO MUDANÇA NA EDUCAÇÃO, E COMO AS NOVAS TECNOLOGIAS TEM PROVOCADO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, DE MODO A FORMAR CIDADÃOS, SUJEITOS DO SEU DEVIR HISTÓRICO. PARA ISSO, VERSA SOBRE A INSERÇÃO CRÍTICA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA, COMO FERRAMENTA CAPAZ DE FAVORECER A INCLUSÃO DIGITAL DOS ALUNOS. DISCORRE SOBRE O CONCEITO DE INCLUSÃO DIGITAL COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL E DE EXERCÍCIO DA CIDADANIA, ABORDANDO, AINDA, A EVOLUÇÃO TEÓRICA DESSE TERMO, QUE VAI DE MERO ACESSO E DOMÍNIO TÉCNICO A USO CRÍTICO, PARTICIPATIVO, REFLEXIVO E INVENTIVO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. BUSCOU SE REFLETIR SOBRE O FENÔMENO DAS TECNOLOGIAS E MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA DEMANDA UM PENSAMENTO E OLHAR CIENTÍFICO QUE APREENDA SUA MULTIDIMENSIONALIDADE CAPTANDO, PORTANTO, AS DIVERSAS PARTES QUE COMPÕEM O TODO, COMO POR EXEMPLO, AS POLÍTICAS PÚBLICAS, OS DOCUMENTOS OFICIAIS, A INFRAESTRUTURA, OS SUJEITOS ENVOLVIDOS, A FORMAÇÃO, AS CONCEPÇÕES E PARADIGMAS QUE PERMEIAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM SUA COMPLEXA TEIA DE INTER-RELAÇÕES E INTERDEPENDÊNCIA. CONSIDERAMOS, A PESQUISA REALIZADA PERMITE AFIRMAR QUE O PROCESSO, VERSA SOBRE A INSERÇÃO CRÍTICA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA, COMO FERRAMENTA CAPAZ DE FAVORECER A INCLUSÃO DIGITAL DOS ALUNOS. DISCORRE SOBRE O CONCEITO DE INCLUSÃO DIGITAL COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL E DE EXERCÍCIO DA CIDADANIA, ABORDANDO, AINDA, A EVOLUÇÃO TEÓRICA DESSE TERMO, QUE VAI DE MERO ACESSO E DOMÍNIO TÉCNICO A USO CRÍTICO, PARTICIPATIVO, REFLEXIVO E INVENTIVO DAS TECNOLOGIAS.