O OBJETIVO DESTA PESQUISA É ANALISAR AS QUESTÕES DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS DISPOSTAS NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO, ANO 2020, NO QUE SE REFERE À SUA ELABORAÇÃO E PROCESSO DE CONTEXTUALIZAÇÃO. PARA ISSO, RECORREU-SE A ELEMENTOS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO, SEGUNDO A PERSPECTIVA DE BARDIN (2016), CONSTITUINDO-SE O CORPUS DE ANÁLISE AS 45 QUESTÕES DA ÁREA SUPRACITADA. AS QUESTÕES FORAM CLASSIFICADAS DE ACORDO COM AS VISÕES DE SKOVSMOSE (2000) QUANTO AO CONTEXTO EM QUE OS PROBLEMAS PODEM APARECER (MATEMÁTICA PURA, SEMIRREALIDADE E REALIDADE); E TAMBÉM QUANTO À QUALIDADE DA CONTEXTUALIZAÇÃO SEGUNDO OLIVEIRA (2014), QUE A CLASSIFICA EM BOA CONTEXTUALIZAÇÃO OU CONTEXTUALIZAÇÃO INADEQUADA. OS RESULTADOS MOSTRAM A AUSÊNCIA DE QUESTÕES NO CONTEXTO DA MATEMÁTICA PURA, ALÉM DE UM EQUILÍBRIO DOS ITENS NOS CONTEXTOS DA SEMIRREALIDADE E DA REALIDADE, O QUE VAI AO ENCONTRO DO QUE É VALORIZADO NO EXAME, QUE É A CONTEXTUALIZAÇÃO E A INTERDISCIPLINARIDADE. ALÉM DISSO, QUASE DOIS TERÇOS DOS ITENS APRESENTARAM UMA BOA CONTEXTUALIZAÇÃO. RECOMENDA-SE QUE EXISTA UMA MAIOR PREOCUPAÇÃO POR PARTE DOS ELABORADORES DA PROVA EM APRESENTAR CONTEXTOS QUE SEJAM RELEVANTES À RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS APRESENTADOS, UMA VEZ QUE OS ITENS COM CONTEXTUALIZAÇÕES INADEQUADAS, EM SUA MAIORIA, TRAZIAM INFORMAÇÕES QUE NÃO ERAM ESSENCIAIS, FUNCIONANDO MAIS COMO UMA CURIOSIDADE À PARTE; SE DISTANCIANDO DE UM DOS PRECEITOS DA CONTEXTUALIZAÇÃO QUE É O DE APRESENTAR UMA SITUAÇÃO DIÁRIA OU CIENTÍFICA QUE SEJA SIGNIFICATIVA.