RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81872 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 164 "inscrito_id" => 253 "titulo" => "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO REALIZAR UM BREVE HISTÓRICO SOBRE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E MOVIMENTO NEGRO NO BRASIL, COM ÊNFASE NAS LUTAS E CONQUISTAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL AO LONGO DA HISTÓRIA. COM VÁRIOS PROTESTOS DESDE A ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA, EM BUSCAS DOS DIREITOS BÁSICOS DE SOBREVIVÊNCIA, EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA E TRABALHO. O MOVIMENTO NEGRO VEM BUSCANDO DIÁLOGOS NÃO SOMENTE COM O ESTADO, MAS TAMBÉM COM TODA A SOCIEDADE BRASILEIRA, COM OBJETIVO DE TORNA A SOCIEDADE MAIS JUSTA E IGUALITÁRIA. ESTE ARTIGO TAMBÉM ABORDA SOBRE A CRIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA ÁREA EDUCACIONAL, TAIS COMO A LEI DE COTAS (LEI Nº 12.711/2012) E O PROUNI (PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS), E ESCLARECERÁ A SOBRE A CRIAÇÃO E APLICABILIDADE DA LEI DE N°10.639/03 NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE TODO PAÍS. RECORREMOS À METODOLOGIA DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E ÀS REFLEXÕES APRESENTADAS POR AUTORES COMO GOMES (2001; 2005; 2011), CUNHA (2008), ROSA (2012) E OLIVEIRA (2016) DENTRE OUTROS QUE ABORDAM ESSA TEMÁTICA, TRAZENDO SUBSÍDIOS PARA AS DISCUSSÕES SOBRE OS DESAFIOS, AVANÇOS E CONQUISTAS DA POPULAÇÃO NEGRA. O ESTUDO MOSTROU O QUANTO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES SÃO ESSENCIAIS PARA TRANSFORMAR A REALIDADE E MODIFICAR PENSAMENTOS RACISTAS DIANTE DA DIVERSIDADE CULTURAL EXISTENTE NO BRASIL. ASSIM, A EDUCAÇÃO, ENTRE OUTROS FATORES, DE ORDEM POLÍTICA, ECONÔMICA E SOCIAL, PODE POSSIBILITAR MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA À POPULAÇÃO NEGRA QUE SOFREU E, INFELIZMENTE, AINDA SOFRE ATOS DISCRIMINATÓRIOS, DEVIDO A COR, CULTURA OU RELIGIÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 08: Educação Inclusiva e a Temática Etnicorracial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ESCOLA, POLÍTICA, MOVIMENTO NEGRO, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA8_ID253_04102021224347.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARLLAN GONCALVES CORREA" "autor_nome_curto" => "ARLLAN" "autor_email" => "arllan.boniffacio@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81872 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 164 "inscrito_id" => 253 "titulo" => "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO REALIZAR UM BREVE HISTÓRICO SOBRE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E MOVIMENTO NEGRO NO BRASIL, COM ÊNFASE NAS LUTAS E CONQUISTAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL AO LONGO DA HISTÓRIA. COM VÁRIOS PROTESTOS DESDE A ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA, EM BUSCAS DOS DIREITOS BÁSICOS DE SOBREVIVÊNCIA, EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA E TRABALHO. O MOVIMENTO NEGRO VEM BUSCANDO DIÁLOGOS NÃO SOMENTE COM O ESTADO, MAS TAMBÉM COM TODA A SOCIEDADE BRASILEIRA, COM OBJETIVO DE TORNA A SOCIEDADE MAIS JUSTA E IGUALITÁRIA. ESTE ARTIGO TAMBÉM ABORDA SOBRE A CRIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA ÁREA EDUCACIONAL, TAIS COMO A LEI DE COTAS (LEI Nº 12.711/2012) E O PROUNI (PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS), E ESCLARECERÁ A SOBRE A CRIAÇÃO E APLICABILIDADE DA LEI DE N°10.639/03 NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE TODO PAÍS. RECORREMOS À METODOLOGIA DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E ÀS REFLEXÕES APRESENTADAS POR AUTORES COMO GOMES (2001; 2005; 2011), CUNHA (2008), ROSA (2012) E OLIVEIRA (2016) DENTRE OUTROS QUE ABORDAM ESSA TEMÁTICA, TRAZENDO SUBSÍDIOS PARA AS DISCUSSÕES SOBRE OS DESAFIOS, AVANÇOS E CONQUISTAS DA POPULAÇÃO NEGRA. O ESTUDO MOSTROU O QUANTO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES SÃO ESSENCIAIS PARA TRANSFORMAR A REALIDADE E MODIFICAR PENSAMENTOS RACISTAS DIANTE DA DIVERSIDADE CULTURAL EXISTENTE NO BRASIL. ASSIM, A EDUCAÇÃO, ENTRE OUTROS FATORES, DE ORDEM POLÍTICA, ECONÔMICA E SOCIAL, PODE POSSIBILITAR MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA À POPULAÇÃO NEGRA QUE SOFREU E, INFELIZMENTE, AINDA SOFRE ATOS DISCRIMINATÓRIOS, DEVIDO A COR, CULTURA OU RELIGIÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 08: Educação Inclusiva e a Temática Etnicorracial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ESCOLA, POLÍTICA, MOVIMENTO NEGRO, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA8_ID253_04102021224347.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARLLAN GONCALVES CORREA" "autor_nome_curto" => "ARLLAN" "autor_email" => "arllan.boniffacio@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }