USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): COMPARAÇÃO DE ACHADOS CIENTÍTICOS
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81891 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 240 "inscrito_id" => 724 "titulo" => "USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): COMPARAÇÃO DE ACHADOS CIENTÍTICOS" "resumo" => "ESTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR PRODUÇÕES CIENTIFICAS PARA COMPARAR SEUS ACHADOS SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NOS ESPAÇOS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NA PERSPECTIVA INCLUSIVA. QUE SURGIU A PARTIR DO PROJETO DE PESQUISA “MANEIRAS DE ESTIMULAÇÃO PEDAGÓGICA EM ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESPAÇO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO”, DE 2019. A METODOLOGIA ADOTADA NESTE TRABALHO, CONSISTE EM UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA E BIBLIOGRÁFICA, NO QUAL FORAM CONSULTADOS ARTIGOS NA BASE DE DADOS DA PLATAFORMA SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO). DENTRE OS AUTORES QUE SUBSIDIARAM A ESCRITA DESSE RESUMO, COM O INTUITO DE DAR UM MAIOR RESPALDO A TEMÁTICA AQUI PROPOSTA, TEMOS BERSCH (2009; 2013; 2017), MANENTI (2021), NOGUEIRA (2021) DENTRE OUTROS. PARA ESTE RESUMO FORAM ANALISADOS TRÊS ESTUDOS, O PRIMEIRO ABORDA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E USO DE UM RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA UM ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL, O SEGUNDO FOI SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: PLANEJAMENTO E USO DO RECURSO PEDAGÓGICO, E O TERCEIRO FALA SOBRE TECNOLOGIA ASSISTIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E AS PROBLEMATIZAÇÕES GERADAS PELA IMPRECISÃO CONCEITUAL. OS RESULTADOS INDICAM USO SATISFATÓRIO DOS RECURSOS E SERVIÇOS DE TA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS, CONTUDO TORNA-SE NECESSÁRIO O CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS EM RELAÇÃO AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, PARA QUE ASSIM O PROCESSO DE INCLUSÃO POSSA SER VIÁVEL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA ASSISTIVA, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, INCLUSÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD4_SA6_ID724_20102021100511.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA DE PAULA DUARTE" "autor_nome_curto" => "LUANA" "autor_email" => "luanapduarte2016@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81891 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 240 "inscrito_id" => 724 "titulo" => "USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): COMPARAÇÃO DE ACHADOS CIENTÍTICOS" "resumo" => "ESTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR PRODUÇÕES CIENTIFICAS PARA COMPARAR SEUS ACHADOS SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NOS ESPAÇOS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NA PERSPECTIVA INCLUSIVA. QUE SURGIU A PARTIR DO PROJETO DE PESQUISA “MANEIRAS DE ESTIMULAÇÃO PEDAGÓGICA EM ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESPAÇO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO”, DE 2019. A METODOLOGIA ADOTADA NESTE TRABALHO, CONSISTE EM UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA E BIBLIOGRÁFICA, NO QUAL FORAM CONSULTADOS ARTIGOS NA BASE DE DADOS DA PLATAFORMA SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO). DENTRE OS AUTORES QUE SUBSIDIARAM A ESCRITA DESSE RESUMO, COM O INTUITO DE DAR UM MAIOR RESPALDO A TEMÁTICA AQUI PROPOSTA, TEMOS BERSCH (2009; 2013; 2017), MANENTI (2021), NOGUEIRA (2021) DENTRE OUTROS. PARA ESTE RESUMO FORAM ANALISADOS TRÊS ESTUDOS, O PRIMEIRO ABORDA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E USO DE UM RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA UM ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL, O SEGUNDO FOI SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: PLANEJAMENTO E USO DO RECURSO PEDAGÓGICO, E O TERCEIRO FALA SOBRE TECNOLOGIA ASSISTIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E AS PROBLEMATIZAÇÕES GERADAS PELA IMPRECISÃO CONCEITUAL. OS RESULTADOS INDICAM USO SATISFATÓRIO DOS RECURSOS E SERVIÇOS DE TA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS, CONTUDO TORNA-SE NECESSÁRIO O CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS EM RELAÇÃO AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, PARA QUE ASSIM O PROCESSO DE INCLUSÃO POSSA SER VIÁVEL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA ASSISTIVA, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, INCLUSÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD4_SA6_ID724_20102021100511.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA DE PAULA DUARTE" "autor_nome_curto" => "LUANA" "autor_email" => "luanapduarte2016@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }