Artigo Anais do IV CINTEDI 2021

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): COMPARAÇÃO DE ACHADOS CIENTÍTICOS

Palavra-chaves: TECNOLOGIA ASSISTIVA, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, INCLUSÃO, , Pôster (PO) AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81891
    "edicao_id" => 187
    "trabalho_id" => 240
    "inscrito_id" => 724
    "titulo" => "USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): COMPARAÇÃO DE ACHADOS CIENTÍTICOS"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR PRODUÇÕES CIENTIFICAS PARA COMPARAR SEUS ACHADOS SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NOS ESPAÇOS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NA PERSPECTIVA INCLUSIVA. QUE SURGIU A PARTIR DO PROJETO DE PESQUISA “MANEIRAS DE ESTIMULAÇÃO PEDAGÓGICA EM ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESPAÇO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO”, DE 2019. A METODOLOGIA ADOTADA NESTE TRABALHO, CONSISTE EM UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA E BIBLIOGRÁFICA, NO QUAL FORAM CONSULTADOS ARTIGOS NA BASE DE DADOS DA PLATAFORMA SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO). DENTRE OS AUTORES QUE SUBSIDIARAM A ESCRITA DESSE RESUMO, COM O INTUITO DE DAR UM MAIOR RESPALDO A TEMÁTICA AQUI PROPOSTA, TEMOS BERSCH (2009; 2013; 2017), MANENTI (2021), NOGUEIRA (2021) DENTRE OUTROS. PARA ESTE RESUMO FORAM ANALISADOS TRÊS ESTUDOS, O PRIMEIRO ABORDA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E USO DE UM RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA UM ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL, O SEGUNDO FOI SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: PLANEJAMENTO E USO DO RECURSO PEDAGÓGICO, E O TERCEIRO FALA SOBRE TECNOLOGIA ASSISTIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E AS PROBLEMATIZAÇÕES GERADAS PELA IMPRECISÃO CONCEITUAL. OS RESULTADOS INDICAM USO SATISFATÓRIO DOS RECURSOS E SERVIÇOS DE TA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS, CONTUDO TORNA-SE NECESSÁRIO O CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS EM RELAÇÃO AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, PARA QUE ASSIM O PROCESSO DE INCLUSÃO POSSA SER VIÁVEL."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA ASSISTIVA, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, INCLUSÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD4_SA6_ID724_20102021100511.pdf"
    "created_at" => "2022-01-10 09:42:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA DE PAULA DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "luanapduarte2016@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81891
    "edicao_id" => 187
    "trabalho_id" => 240
    "inscrito_id" => 724
    "titulo" => "USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): COMPARAÇÃO DE ACHADOS CIENTÍTICOS"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR PRODUÇÕES CIENTIFICAS PARA COMPARAR SEUS ACHADOS SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NOS ESPAÇOS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NA PERSPECTIVA INCLUSIVA. QUE SURGIU A PARTIR DO PROJETO DE PESQUISA “MANEIRAS DE ESTIMULAÇÃO PEDAGÓGICA EM ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESPAÇO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO”, DE 2019. A METODOLOGIA ADOTADA NESTE TRABALHO, CONSISTE EM UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA E BIBLIOGRÁFICA, NO QUAL FORAM CONSULTADOS ARTIGOS NA BASE DE DADOS DA PLATAFORMA SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO). DENTRE OS AUTORES QUE SUBSIDIARAM A ESCRITA DESSE RESUMO, COM O INTUITO DE DAR UM MAIOR RESPALDO A TEMÁTICA AQUI PROPOSTA, TEMOS BERSCH (2009; 2013; 2017), MANENTI (2021), NOGUEIRA (2021) DENTRE OUTROS. PARA ESTE RESUMO FORAM ANALISADOS TRÊS ESTUDOS, O PRIMEIRO ABORDA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E USO DE UM RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA UM ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL, O SEGUNDO FOI SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: PLANEJAMENTO E USO DO RECURSO PEDAGÓGICO, E O TERCEIRO FALA SOBRE TECNOLOGIA ASSISTIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E AS PROBLEMATIZAÇÕES GERADAS PELA IMPRECISÃO CONCEITUAL. OS RESULTADOS INDICAM USO SATISFATÓRIO DOS RECURSOS E SERVIÇOS DE TA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS, CONTUDO TORNA-SE NECESSÁRIO O CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS EM RELAÇÃO AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, PARA QUE ASSIM O PROCESSO DE INCLUSÃO POSSA SER VIÁVEL."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA ASSISTIVA, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, INCLUSÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD4_SA6_ID724_20102021100511.pdf"
    "created_at" => "2022-01-10 09:42:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA DE PAULA DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "luanapduarte2016@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

ESTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR PRODUÇÕES CIENTIFICAS PARA COMPARAR SEUS ACHADOS SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NOS ESPAÇOS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NA PERSPECTIVA INCLUSIVA. QUE SURGIU A PARTIR DO PROJETO DE PESQUISA “MANEIRAS DE ESTIMULAÇÃO PEDAGÓGICA EM ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESPAÇO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO”, DE 2019. A METODOLOGIA ADOTADA NESTE TRABALHO, CONSISTE EM UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA E BIBLIOGRÁFICA, NO QUAL FORAM CONSULTADOS ARTIGOS NA BASE DE DADOS DA PLATAFORMA SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO). DENTRE OS AUTORES QUE SUBSIDIARAM A ESCRITA DESSE RESUMO, COM O INTUITO DE DAR UM MAIOR RESPALDO A TEMÁTICA AQUI PROPOSTA, TEMOS BERSCH (2009; 2013; 2017), MANENTI (2021), NOGUEIRA (2021) DENTRE OUTROS. PARA ESTE RESUMO FORAM ANALISADOS TRÊS ESTUDOS, O PRIMEIRO ABORDA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E USO DE UM RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA UM ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL, O SEGUNDO FOI SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: PLANEJAMENTO E USO DO RECURSO PEDAGÓGICO, E O TERCEIRO FALA SOBRE TECNOLOGIA ASSISTIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E AS PROBLEMATIZAÇÕES GERADAS PELA IMPRECISÃO CONCEITUAL. OS RESULTADOS INDICAM USO SATISFATÓRIO DOS RECURSOS E SERVIÇOS DE TA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS, CONTUDO TORNA-SE NECESSÁRIO O CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS EM RELAÇÃO AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, PARA QUE ASSIM O PROCESSO DE INCLUSÃO POSSA SER VIÁVEL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.