BUSCAMOS ABORDAR NESTE TRABALHO A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE PARA ESTABELECER UMA RELAÇÃO DE AMIZADE E VÍNCULOS PARA A MANUTENÇÃO DA PERMANÊNCIA DOS IDOSOS NO AMBIENTE ESCOLAR. PARA TANTO, REALIZAMOS UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, TENDO EM VISTA A BUSCA POR PESQUISAS QUE DEBATAM A TEMÁTICA, CENTRANDO-NOS NAS ESTRATÉGIAS PARA QUE ESSE ESTABELECIMENTO DE VÍNCULOS OCORRA. ANALISAMOS CERCA DE 15 ARTIGOS PUBLICADOS NOS PORTAIS CAPES E SCIELO CUJAS TEMÁTICAS PRINCIPAIS VERSARAM SOBRE A EDUCAÇÃO DE IDOSOS, DE UMA FORMA INTERDISCIPLINAR E MEDIDAS PARA A PRESERVAÇÃO DA SAÚDE DO IDOSO. ENTENDEMOS QUE A AFETIVIDADE SE RELACIONA À AMOROSIDADE, TÃO PREZADA POR FREIRE (2019; 2021) E DEFENDEMOS A REALIZAÇÃO DE MAIS PESQUISAS QUE TEMATIZEM O IDOSO COMO ALGUÉM CAPAZ E INTEGRADO EM NOSSA SOCIEDADE E NÃO COMO ALGUÉM QUE NECESSITA CONSTANTEMENTE DE CUIDADOS PALIATIVOS EM ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE. RESSALTAMOS QUE O AUMENTO NA EXPECTATIVA DE VIDA EM NOSSO PAÍS ENSEJA O ESTABELECIMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ESSE GRUPO, VISANDO PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE LHES AUXILIE NA INSERÇÃO SOCIAL E APRENDIZAGEM DAS HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA QUE ELES SE INTEGREM CADA VEZ MAIS EM DIFERENTES CONTEXTOS.