SENDO GESTORA EDUCACIONAL, PROFESSORA E, AO MESMO TEMPO, MÃE DE ADOLESCENTE PORTADOR DE ESQUIZOFRENIA, REVESTI-ME DA MISSÃO DE LEVAR ÀS ESCOLAS UM TRABALHO CONSCIENTIZADOR DA PRÁXIS DOCENTE MEDIADORA VOLTADA PARA ALUNOS PORTADORES DE MULTIPLICIDADES ATÍPICAS. ESTE TRABALHO, QUE APRESENTA UMA ABORDAGEM DE PESQUISA QUALITATIVA, VISA APRESENTAR UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM COLÉGIO PÚBLICO DE ENSINO MÉDIO NO RIO DE JANEIRO, ONDE PUDE COLOCAR EM PRÁTICA UM ESTUDO DE CASO DE MULTIPLICADORES EM SAÚDE MENTAL E DO QUAL SE ORIGINOU O PROJETO QUE HOJE DENOMINAMOS COMO CAPSMA-RJ (CAPACITAÇÃO SAÚDE MENTAL DE ALUNOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO). VALE RESSALTAR QUE TAL PROJETO É ESPECIFICAMENTE VOLTADO PARA PROFISSIONAIS VINCULADOS AO CAMPO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR E, POR MEIO DO QUAL, PRETENDE-SE CONSCIENTIZAR E CAPACITAR DOCENTES E GESTORES ESCOLARES, PARA ATUAREM COMO MEDIADORES DA SAÚDE MENTAL. NÃO OBSTANTE, O PROJETO TAMBÉM TEM COMO OBJETIVO DOTÁ-LOS DE OLHARES SENSÍVEIS, CRÍTICOS, CIENTÍFICOS, HUMANOS E ÉTICOS NO AUXÍLIO DA DIAGNOSE DE ALUNOS QUE FOGEM AO CONCEITUAL PADRÃO NEUROTÍPICO PRÉ-DETERMINADO PELA SOCIEDADE E POSTERIOR CONDUÇÃO A ESPECIALISTAS QUE POSSAM MELHOR REALIZAR UM TRATAMENTO RESTABILIZADOR DE TAIS DISCENTES. CONSEQUENTEMENTE, O DOCENTE QUE INCORPORA TAL DESAFIO TORNA-SE UM CONSCIENTE MULTIPLICADOR DA PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL, ALÉM DE SER UM VITAL INTERVENTOR DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA PARA OS PORTADORES DE TRANSTORNOS NEUROTÍPICOS, PODENDO LEVAR ADIANTE O PROJETO E ABRANGENDO A MAIOR QUANTIDADE DE INSTITUIÇÕES E INDIVÍDUOS QUE NECESSITAM DE AÇÕES INTERVENTIVAS E INCLUSIVAS.