MARQUES, Izabelle Seoldo et al.. Projeto trabalhando a identidade: quem sou eu!. Anais do IV CINTEDI 2021... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/81866>. Acesso em: 24/11/2024 13:20
A PANDEMIA DA COVID-19 PROVOCOU MUDANÇAS INTENSAS NO ÂMBITO ESCOLAR, SENDO UMA DELAS A ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM ESCOLAS COMO O CENTRO PEDAGÓGICO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (CP/EBAP/UFMG). COMO O CP ATENDE A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA, A ELABORAÇÃO DE PROJETOS DIRECIONADOS AO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, A FIM DE ABRANGER A INDIVIDUALIDADE DE CADA UM, TORNOU-SE UM DESAFIO AINDA MAIOR NESTA CONJUNTURA PANDÊMICA. NESTE CONTEXTO, SURGE O “PROJETO TRABALHANDO A IDENTIDADE - QUEM SOU EU!” QUE BUSCA O DESENVOLVIMENTO DE UM ESTUDANTE COM O DIAGNÓSTICO DE PARALISIA CEREBRAL QUADRIPLÉGICA ESPÁSTICA A PARTIR DAS PROPOSTAS DE TAMARIT (2004) PARA A EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES DE APOIO GENERALIZADO. NESTA PERSPECTIVA, UTILIZANDO O PLANO DE ENSINO INDIVIDUAL (PEI), AS ATIVIDADES DO PROJETO SÃO DISCUTIDAS E PRODUZIDAS PELO GRUPO DE PROFESSORES E MONITORES RESPONSÁVEIS E A SEGUIR POSTADAS EM UMA ABA ESPECÍFICA DA PLATAFORMA MOODLE CP. ELAS TÊM COMO OBJETIVO POSSIBILITAR A IDENTIFICAÇÃO DELE PRÓPRIO E DE SUA FAMÍLIA; A INVESTIGAÇÃO DE SEUS INTERESSES E DO SEU PRÓPRIO CORPO, ENTRE OUTROS. À VISTA DESSAS QUESTÕES, OS RESULTADOS QUE ESTÃO SENDO CONTEMPLADOS POR MEIO DESTE PROJETO E TAMBÉM PELO APOIO PERMANENTE DA FAMÍLIA CONSISTEM NA MANUTENÇÃO DE VÍNCULO DO ALUNO EM RELAÇÃO À ESCOLA, OS AMIGOS E PROFESSORES; NA INCORPORAÇÃO DAS ORIENTAÇÕES SUGERIDAS; NA INTENCIONALIDADE E CONSCIÊNCIA DE AÇÕES; NA PROPENSÃO À MUSICALIDADE; ALÉM DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DO PROCESSO DE RECONHECIMENTO DE FAMILIARES E DE SI MESMO.