RESUMO: O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU ANALISAR POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA DE PROJETOS PARA COMBATER O BULLYING E CYBERBULLYING NO ENSINO FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO INTERIOR DA PARAÍBA. NESTE SENTIDO, EMPREGAMOS COMO RECORTE PARA ESTE ARTIGO APENAS ALGUMAS PRODUÇÕES TEXTUAIS ACERCA DO BULLYING ESCRITAS PELOS ALUNOS DOS 6º E 7º ANOS. A PESQUISA CONFIGUROU-SE DE NATUREZA QUALITATIVA, A TÉCNICA DE COLETA DE DADOS CONSISTIU EM RODAS DE DIÁLOGOS, PALESTRAS, MÚSICA, PEÇA TEATRAL, PRODUÇÃO TEXTUAL, E DIÁRIO DE BORDO. OS RESULTADOS DA PESQUISA MOSTRARAM QUE A MAIORIA DOS PARTICIPANTES CONCEBERAM O BULLYING COMO EXPRESSÃO DO PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO, APELIDOS PEJORATIVOS E BRINCADEIRAS MALDOSAS, COMO TAMBÉM POR NEGLIGÊNCIA POR PARTE DA ESCOLA. ASSIM COMO HOUVE RELATO DO BULLYING COMO PROPAGAÇÃO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA.