O ENSINO DE CIÊNCIAS NO COMBATE ÀS FAKE NEWS
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81837 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 156 "inscrito_id" => 693 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS NO COMBATE ÀS FAKE NEWS" "resumo" => """ EM DEZEMBRO DE 2019, FOI DIAGNOSTICADA PELA PRIMEIRA VEZ A COVID-19, ELA É UMA DOENÇA INFECCIOSA\r\n CAUSADA PELO NOVO CORONAVÍRUS. ESFORÇOS MUNDIAIS SE CONCENTRAM PARA ESTUDAR, DESENVOLVER E APLICAR\r\n MEIOS PARA MINIMIZAR A PROLIFERAÇÃO DESSA DOENÇA QUE ACOMETE DE FORMA GRAVE PESSOAS DE TODAS AS\r\n IDADES, ESPECIALISTAS EXPÕE FORMAS DE AMENIZAR A PROLIFERAÇÃO DO VÍRUS. GOVERNOS AO REDOR DO MUNDO\r\n VÊM ESTUDANDO A REABERTURA DE COMÉRCIOS E ESCOLAS, PARA TANTO É NECESSÁRIO ADOTAR MANEIRAS DE EVITAR\r\n PROPAGAÇÃO DO VÍRUS ENTRE A POPULAÇÃO. SEGUNDO CIENTISTAS UMA DAS MANEIRAS DE MITIGAR A PROPAGAÇÃO\r\n É QUE ESSES AMBIENTES ADOTEM O TERMÔMETRO INFRAVERMELHO PARA AFERIR A TEMPERATURA DOS SEUS NA\r\n ENTRADA DOS ESTABELECIMENTOS. AO PASSO QUE O TERMÔMETRO INFRAVERMELHO É UTILIZADO EM LARGA ESCALA\r\n NOTÍCIAS FALSAS SOBRE SEU USO SÃO AMPLAMENTE DIVULGADAS. ALÉM DESSE PROBLEMA, OUTRAS INÚMERAS FAKE\r\n NEWS VÊM SENDO PROPAGADAS, À SABER, NOTÍCIAS FALSAS SOBRE VACINAÇÕES E FORMAS MILAGROSAS DE\r\n TRATAMENTO, LEVANDO A SOCIEDADE A DUVIDAR DOS ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS E COLOCA EM DÚVIDA TODO UM\r\n SÉCULO DE EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS DO USO DE VACINAS NA POPULAÇÃO. PORTANTO, É IMPORTANTE QUE ENTIDADES\r\n E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS SE EXPRESSEM ACERCA DE TEMAS CIENTÍFICOS QUE PONHAM EM DÚVIDAS AS PESQUISAS\r\n CIENTÍFICAS SÉRIAS E CONTÍNUAS DESSE PAÍS. COM BASE NISSO PRODUZIMOS UM ARTIGO DE EXTENSÃO AFIM DE\r\n DIVULGAR AS NOTÍCIAS FALSAS E, SOBRETUDO, CONFRONTÁ-LAS COM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICA, ESSA DIVULGAÇÃO SE DEU\r\n ATRAVÉS DE UMA LIVE NO CANAL DA PESQUISA E EXTENSÃO - CAMPUS PRINCESA ISABEL NO DIA 11 DE JUNHO DE\r\n 2021 COM CENTENAS DE VISUALIZAÇÕES. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15: Ensino de Ciência, Educação Matemática e Inclusão" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS, FAKE NEWS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA15_ID693_04102021210837.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEIMSON AYRCTON DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GEIMSON" "autor_email" => "geimson.santos@ifpb.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81837 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 156 "inscrito_id" => 693 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS NO COMBATE ÀS FAKE NEWS" "resumo" => """ EM DEZEMBRO DE 2019, FOI DIAGNOSTICADA PELA PRIMEIRA VEZ A COVID-19, ELA É UMA DOENÇA INFECCIOSA\r\n CAUSADA PELO NOVO CORONAVÍRUS. ESFORÇOS MUNDIAIS SE CONCENTRAM PARA ESTUDAR, DESENVOLVER E APLICAR\r\n MEIOS PARA MINIMIZAR A PROLIFERAÇÃO DESSA DOENÇA QUE ACOMETE DE FORMA GRAVE PESSOAS DE TODAS AS\r\n IDADES, ESPECIALISTAS EXPÕE FORMAS DE AMENIZAR A PROLIFERAÇÃO DO VÍRUS. GOVERNOS AO REDOR DO MUNDO\r\n VÊM ESTUDANDO A REABERTURA DE COMÉRCIOS E ESCOLAS, PARA TANTO É NECESSÁRIO ADOTAR MANEIRAS DE EVITAR\r\n PROPAGAÇÃO DO VÍRUS ENTRE A POPULAÇÃO. SEGUNDO CIENTISTAS UMA DAS MANEIRAS DE MITIGAR A PROPAGAÇÃO\r\n É QUE ESSES AMBIENTES ADOTEM O TERMÔMETRO INFRAVERMELHO PARA AFERIR A TEMPERATURA DOS SEUS NA\r\n ENTRADA DOS ESTABELECIMENTOS. AO PASSO QUE O TERMÔMETRO INFRAVERMELHO É UTILIZADO EM LARGA ESCALA\r\n NOTÍCIAS FALSAS SOBRE SEU USO SÃO AMPLAMENTE DIVULGADAS. ALÉM DESSE PROBLEMA, OUTRAS INÚMERAS FAKE\r\n NEWS VÊM SENDO PROPAGADAS, À SABER, NOTÍCIAS FALSAS SOBRE VACINAÇÕES E FORMAS MILAGROSAS DE\r\n TRATAMENTO, LEVANDO A SOCIEDADE A DUVIDAR DOS ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS E COLOCA EM DÚVIDA TODO UM\r\n SÉCULO DE EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS DO USO DE VACINAS NA POPULAÇÃO. PORTANTO, É IMPORTANTE QUE ENTIDADES\r\n E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS SE EXPRESSEM ACERCA DE TEMAS CIENTÍFICOS QUE PONHAM EM DÚVIDAS AS PESQUISAS\r\n CIENTÍFICAS SÉRIAS E CONTÍNUAS DESSE PAÍS. COM BASE NISSO PRODUZIMOS UM ARTIGO DE EXTENSÃO AFIM DE\r\n DIVULGAR AS NOTÍCIAS FALSAS E, SOBRETUDO, CONFRONTÁ-LAS COM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICA, ESSA DIVULGAÇÃO SE DEU\r\n ATRAVÉS DE UMA LIVE NO CANAL DA PESQUISA E EXTENSÃO - CAMPUS PRINCESA ISABEL NO DIA 11 DE JUNHO DE\r\n 2021 COM CENTENAS DE VISUALIZAÇÕES. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15: Ensino de Ciência, Educação Matemática e Inclusão" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS, FAKE NEWS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA15_ID693_04102021210837.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEIMSON AYRCTON DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GEIMSON" "autor_email" => "geimson.santos@ifpb.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }