Artigo Anais do IV CINTEDI 2021

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

BILINGUISMO: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA SURDOS

Palavra-chaves: ENSINO BILÍNGUE, , SEGUNDA LÍNGUA, , LÍNGUA MATERNA, , LIBRAS, , LÍNGUA PORTUGUESA. Comunicação Oral (CO) AT 07: Educação de Surdos
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81738
    "edicao_id" => 187
    "trabalho_id" => 238
    "inscrito_id" => 175
    "titulo" => "BILINGUISMO: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA SURDOS"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO É UMA REVISÃO INTEGRATIVA QUE VISA ANALISAR O PROCESSO DE ENSINO BILÍNGUE PARA SURDOS, TOMANDO COMO BASE PESQUISAS QUE TRATAM SOBRE ESTA TEMÁTICA. COMO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO PRETENDE-SE ANALISAR DOIS TRABALHOS ACADÊMICOS QUE ABORDEM SOBRE QUESTÕES RELACIONADAS AO ENSINO BILÍNGUE PARA SURDOS NO CENÁRIO BRASILEIRO. PARA COMPOR A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA IREMOS DISPOR DAS TEORIAS DOS SEGUINTES AUTORES: GESSER (2009); QUADROS (2003); LEITE (1995); MUÑOZ; ARAÚJO; CEIA (2011); ALMEIDA; SANTOS; LACERDA (2020); MENDONÇA, CARVALHO, DOMINGUES, FARIA (2018). DESSA FORMA A PARTIR DE DISCUSSÕES ACERCA DE TODO O PROCESSO HISTÓRICO, NO QUAL OBSERVA-SE, DESDE A ANTIGUIDADE ATÉ O CONTEXTO ATUAL, ESSA “SUPERIORIDADE” DO MODELO FILOSÓFICO ORAL,  PROPÕE-SE NESTA PESQUISA COMPROVAR A HIPÓTESE SOBRE AS PRÁTICAS DO ENSINO DE L1 E L2 PARA SURDOS NO CONTEXTO ESCOLAR. ISTO SERÁ FEITO AMPARANDO-SE EM ESTUDOS QUE ABORDEM UMA METODOLOGIA DE ENSINO BILÍNGUE, A QUAL APRESENTA A LÍNGUA DE SINAIS COMO LÍNGUA MATERNA DO SURDO E A LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA NA MODALIDADE ESCRITA.  CONCLUI-SE, ASSIM, QUE ESTA PESQUISA É DE TOTAL RELEVÂNCIA PARA O MEIO ACADÊMICO COMO FONTE DE DISSEMINAR INFORMAÇÕES SOBRE ESSA PROBLEMÁTICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07: Educação de Surdos"
    "palavra_chave" => "ENSINO BILÍNGUE,, SEGUNDA LÍNGUA,, LÍNGUA MATERNA,, LIBRAS,, LÍNGUA PORTUGUESA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA7_ID175_20102021091343.pdf"
    "created_at" => "2022-01-10 09:42:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA ROBERTA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PATTY"
    "autor_email" => "prof.patriciaroberta@gmai"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81738
    "edicao_id" => 187
    "trabalho_id" => 238
    "inscrito_id" => 175
    "titulo" => "BILINGUISMO: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA SURDOS"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO É UMA REVISÃO INTEGRATIVA QUE VISA ANALISAR O PROCESSO DE ENSINO BILÍNGUE PARA SURDOS, TOMANDO COMO BASE PESQUISAS QUE TRATAM SOBRE ESTA TEMÁTICA. COMO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO PRETENDE-SE ANALISAR DOIS TRABALHOS ACADÊMICOS QUE ABORDEM SOBRE QUESTÕES RELACIONADAS AO ENSINO BILÍNGUE PARA SURDOS NO CENÁRIO BRASILEIRO. PARA COMPOR A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA IREMOS DISPOR DAS TEORIAS DOS SEGUINTES AUTORES: GESSER (2009); QUADROS (2003); LEITE (1995); MUÑOZ; ARAÚJO; CEIA (2011); ALMEIDA; SANTOS; LACERDA (2020); MENDONÇA, CARVALHO, DOMINGUES, FARIA (2018). DESSA FORMA A PARTIR DE DISCUSSÕES ACERCA DE TODO O PROCESSO HISTÓRICO, NO QUAL OBSERVA-SE, DESDE A ANTIGUIDADE ATÉ O CONTEXTO ATUAL, ESSA “SUPERIORIDADE” DO MODELO FILOSÓFICO ORAL,  PROPÕE-SE NESTA PESQUISA COMPROVAR A HIPÓTESE SOBRE AS PRÁTICAS DO ENSINO DE L1 E L2 PARA SURDOS NO CONTEXTO ESCOLAR. ISTO SERÁ FEITO AMPARANDO-SE EM ESTUDOS QUE ABORDEM UMA METODOLOGIA DE ENSINO BILÍNGUE, A QUAL APRESENTA A LÍNGUA DE SINAIS COMO LÍNGUA MATERNA DO SURDO E A LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA NA MODALIDADE ESCRITA.  CONCLUI-SE, ASSIM, QUE ESTA PESQUISA É DE TOTAL RELEVÂNCIA PARA O MEIO ACADÊMICO COMO FONTE DE DISSEMINAR INFORMAÇÕES SOBRE ESSA PROBLEMÁTICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07: Educação de Surdos"
    "palavra_chave" => "ENSINO BILÍNGUE,, SEGUNDA LÍNGUA,, LÍNGUA MATERNA,, LIBRAS,, LÍNGUA PORTUGUESA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA7_ID175_20102021091343.pdf"
    "created_at" => "2022-01-10 09:42:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA ROBERTA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PATTY"
    "autor_email" => "prof.patriciaroberta@gmai"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

O PRESENTE ARTIGO É UMA REVISÃO INTEGRATIVA QUE VISA ANALISAR O PROCESSO DE ENSINO BILÍNGUE PARA SURDOS, TOMANDO COMO BASE PESQUISAS QUE TRATAM SOBRE ESTA TEMÁTICA. COMO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO PRETENDE-SE ANALISAR DOIS TRABALHOS ACADÊMICOS QUE ABORDEM SOBRE QUESTÕES RELACIONADAS AO ENSINO BILÍNGUE PARA SURDOS NO CENÁRIO BRASILEIRO. PARA COMPOR A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA IREMOS DISPOR DAS TEORIAS DOS SEGUINTES AUTORES: GESSER (2009); QUADROS (2003); LEITE (1995); MUÑOZ; ARAÚJO; CEIA (2011); ALMEIDA; SANTOS; LACERDA (2020); MENDONÇA, CARVALHO, DOMINGUES, FARIA (2018). DESSA FORMA A PARTIR DE DISCUSSÕES ACERCA DE TODO O PROCESSO HISTÓRICO, NO QUAL OBSERVA-SE, DESDE A ANTIGUIDADE ATÉ O CONTEXTO ATUAL, ESSA “SUPERIORIDADE” DO MODELO FILOSÓFICO ORAL, PROPÕE-SE NESTA PESQUISA COMPROVAR A HIPÓTESE SOBRE AS PRÁTICAS DO ENSINO DE L1 E L2 PARA SURDOS NO CONTEXTO ESCOLAR. ISTO SERÁ FEITO AMPARANDO-SE EM ESTUDOS QUE ABORDEM UMA METODOLOGIA DE ENSINO BILÍNGUE, A QUAL APRESENTA A LÍNGUA DE SINAIS COMO LÍNGUA MATERNA DO SURDO E A LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA NA MODALIDADE ESCRITA. CONCLUI-SE, ASSIM, QUE ESTA PESQUISA É DE TOTAL RELEVÂNCIA PARA O MEIO ACADÊMICO COMO FONTE DE DISSEMINAR INFORMAÇÕES SOBRE ESSA PROBLEMÁTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.