OBSERVANDO O CONTEXTO SOCIAL E EDUCACIONAL, E TENDO EM VISTA QUE AS CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN ESTÃO SENDO INSERIDAS NO ENSINO REGULAR DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS, ESTE TRABALHO BUSCOU IDENTIFICAR E APLICAR UMA FERRAMENTA QUE PERMITISSE A MELHORA NO MOVIMENTO MOTOR FINO, ALMEJANDO UM GANHO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA ESCRITA MOTORA. ASSIM, FOI SELECIONADA UMA FERRAMENTA E APLICADO UM ESTUDO DE CASO PARA AVALIAR AS POSSIBILIDADES DE GANHO. DURANTE A PESQUISA, UTILIZOU-SE COMO PARÂMETRO DE AVALIAÇÃO AS CONSIDERAÇÕES FEITAS POR UMA PSICO-PEDAGOGA QUE ACOMPANHOU O PROCESSO DE INTERVENÇÃO E AVALIOU AS MUDANÇAS OBSERVADAS AO FINAL DO PROCESSO. COM ISSO, OBSERVOU-SE QUE O EMPREGO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO, POSSIBILITOU UM GANHO NO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA E DO SENSO DE LATERALIDADE, LEVANDO A CONCLUIR-SE QUE PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN.