A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS TEM SIDO MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO PARA ALGUNS PROFESSORES QUE ATUAM EM CLASSES CADA VEZ MAIS HETEROGÊNEAS. A ESCOLA REGULAR PODE CONSTRUIR EM UM AMBIENTE FAVORÁVEL A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, PARA TANTO SE REQUER QUE O PROFESSOR ESTEJA PREPARADO PARA ATUAR NESSE CONTEXTO, SENDO UM PROFISSIONAL PROATIVO, VISTO QUE ELE É UM DOS AGENTES QUE POSSIBILITA A APRENDIZAGEM AO ATUAR NO DESENVOLVIMENTO DO DISCENTE. O DOCENTE TEM QUE TER CLAREZA DOS OBJETIVOS EDUCATIVOS DA SUA PROFISSÃO E DOS PROPÓSITOS A RESPEITO DA FORMAÇÃO INTELECTUAL E MORAL DOS ALUNOS, REVELANDO UM VERDADEIRO INTERESSE PELA PREPARAÇÃO CULTURAL DAS CRIANÇAS PARA A VIDA ADULTA, QUEM INCUTE NOS ALUNOS O SENSO DE RESPONSABILIDADE E AUTONOMIA. A PARTIR DA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FAZ-SE NECESSÁRIO REFLETIR SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO/AEE NA ÁREA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL AOS ALUNOS PÚBLICO ALVO QUE FREQUENTAM A ESCOLA REGULAR, OBSERVANDO SUAS NECESSIDADES, VISTO QUE SEU PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM É ÚNICO E CONSTITUÍDO DE PECULIARIDADES. A INTERAÇÃO SOCIAL COMO FALAR SIGNIFICATIVO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, CONTRIBUEM PARA FUNDAMENTAR A PRÁTICA EDUCATIVA, ATRAVÉS DA MEDIAÇÃO DOS PROFESSORES, EM VISTA DO PRINCÍPIO DA INCLUSÃO. A ESCOLA COMO UM UNIVERSO AONDE ACONTECE O ENCONTRO DO CONHECIMENTO COM A ÂNSIA DO SABER, BUSCANDO NOVAS MANEIRAS DE ENSINAR; DESSA MANEIRA, É POSSÍVEL OBSERVAR QUE O REAL SIGNIFICADO DA QUALIDADE DO ENSINO PRECISA SER O MESMO PARA OS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.