NESTE TRABALHO, BUSCOU-SE REALIZAR UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR, A PARTIR DA AMPLIAÇÃO DO ACESSO DE ESTUDANTES BOLSISTAS EM UNIVERSIDADES PRIVADAS. AS REFLEXÕES AQUI ESTABELECIDAS TÊM COMO BASE UMA PESQUISA QUANTITATIVA QUE CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE CERCA DE 4 MIL ESTUDANTES BENEFICIADOS PELO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI) EM UMA UNIVERSIDADE PARTICULAR DO PARANÁ. DOS SUJEITOS ENTREVISTADOS, 78% ERAM JOVENS; 74% VINHAM DE CONTEXTO FAMILIAR COM RENDA DE ATÉ TRÊS SALÁRIOS MÍNIMOS; 58% CONCILIAVAM TRABALHO E ESTUDOS. O ESTUDO EVIDENCIOU QUE APESAR DA AMPLIAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR DE PARCELA DA POPULAÇÃO ATÉ ENTÃO PRIVADA DESTA MODALIDADE DE ENSINO, A PERMANÊNCIA E APRENDIZAGEM SEGUEM SENDO UM DESAFIO. O INGRESSO DE ESTUDANTES BOLSISTAS EM UNIVERSIDADE PRIVADA NÃO VEIO ACOMPANHADO, NAS MESMAS PROPORÇÕES, DE MUDANÇAS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. EM DECORRÊNCIA DE TRÂMITES BUROCRÁTICOS, MUITOS ESTUDANTES BOLSISTAS INGRESSAM QUASE UM MÊS APÓS O INÍCIO DAS AULAS. APESAR DE SEU BOM HISTÓRICO ESCOLAR, MUITOS ALUNOS NÃO TIVERAM ACESSO À CONTEÚDOS CURRICULARES QUE SÃO ESTABELECIDOS COMO PRÉ-REQUISITOS EM DISCIPLINAS INICIAIS DO ENSINO SUPERIOR. OUTROS ASPECTOS TAMBÉM SURGIRAM NA PESQUISA, COMO O DESCONHECIMENTO DOS DOCENTES SOBRE O TEMPO DE DESLOCAMENTO DOS ESTUDANTES, DIFICULDADE DE ALIMENTAÇÃO E DE SOCIALIZAÇÃO COM OUTROS ESTUDANTES. RECONHECE-SE, PORTANTO, QUE A CAPACITAÇÃO DOCENTE E MUDANÇAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA POTENCIALMENTE PODERIAM TRAZER CONTRIBUIÇÕES PARA O ACESSO, PERMANÊNCIA E APRENDIZAGEM DESTES ESTUDANTES.