O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA CONTEXTUALIZAR A ORIGEM DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL COM FOCO NO ATENDIMENTO DOS ALUNOS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), FRENTE AO GUIA SOBRE A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL (ECG) ATRELADA AOS OBJETIVOS DA AGENDA 2030, NAS ESCOLAS REGULARES EXPLANADOS PELA UNESCO (2015,2016A,2016B). COMO METODOLOGIA UTILIZOU-SE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA EMBASAMENTO TEÓRICO DA TEMÁTICA. NOTOU-SE QUE, MESMO DIANTE DE TODAS AS LEGISLAÇÕES E CRIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E AGENDAS QUE PREVEEM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE A TODOS OS ALUNOS COM PRAZOS ESTABELECIDOS, AINDA HÁ MUITAS FALHAS NO SISTEMA EDUCATIVO E MUITAS LACUNAS PARA QUE SEJA, EFETIVAMENTE, CUMPRIDO O PROPÓSITO DO ATENDIMENTO DE QUALIDADE E EQUIDADE AOS ALUNOS COM O TEA.