O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE)CONSTITUI UM EIXO CONDUTOR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO QUE VISA MELHORAR DE FORMA EQUITATIVA E DEMOCRÁTICA, O ACESSO E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. COM ISSO. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA É UM MODELO DE ENSINO CONTEMPORÂNEO QUE PROPÕE IGUALDADE NAS POSSIBILIDADES DE ESCOLARIZAÇÃO.FOI REALIZADO O ESTADO DA ARTE ATRAVÉS DE UM LEVANTAMENTO DE PERIÓDICOS QUE ABORDASSEM A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA, SENDO LOCALIZADAS 07 REVISTAS QUE CONTINHAM OS DESCRITORES E COMBINAÇÕES COMO “PLANO”, RELACIONADOS AO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) E O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (PME).FORAM EXCLUÍDOS TODOS OS ARTIGOS QUE A DENOMINAÇÃO NÃO FIZESSEM RELAÇÃO COM O PNE OU PME. EMBORA A META 04 DO PNE CONSTITUA UM IMPORTANTE NORTEADOR NA EFETIVAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, OS RESULTADOS OBTIDOS NESSE ESTADO DA ARTE EVIDENCIAM A AUSÊNCIA DE ESTUDOS RELACIONADOS A EXECUÇÃO DA META 04 NO PNE.