ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81722 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 7 "inscrito_id" => 30 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM O INTUITO DE FAZER UMA REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA). PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS ALMEJADOS, A OPÇÃO FOI POR UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO E FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. PARA REALIZAÇÃO DOS OBJETIVOS ALMEJADOS, A PESQUISA UTILIZOU OS ESTUDOS DE QUEIROZ E FERREIRA (2018), BRITO (2017), BELIZÁRIO FILHO E CUNHA (2010), CONCEIÇÃO (2019), SANTOS E ARAÚJO (2018), SILVA (2018) E NASCIMENTO (2016). A JUSTIFICATIVA DO TRABALHO SURGIU DAS INQUIETAÇÕES QUE ME ACOMPANHARAM DURANTE A MINHA JORNADA COMO PROFESSORA PEDAGOGA DA SALA REGULAR, NA REDE PÚBLICA DE ENSINO E DOS DESAFIOS QUE SÃO POSTOS PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM AUTISMO, TENDO EM VISTA AS PRECARIEDADES QUE A EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA APRESENTA. O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DO PAÍS NOS RELEVA A NECESSIDADE DE SUPERAÇÃO DE PRÁTICAS MECANICISTAS E DE COLOCAR O ALUNO COMO SUJEITO ATIVO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. DESSA FORMA, A PESQUISA VISA CONTRIBUIR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA CRIANÇA E ADOLESCENTE AUTISTA, DEFENDENDO A ARTICULAÇÃO ENTRE A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO COM AS PRÁTICAS SOCIAIS DO ESTUDANTE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "INCLUSÃO ESCOLAR, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD4_SA6_ID30_26052021221126.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYRA FERREIRA BARRETO" "autor_nome_curto" => "MAYRA " "autor_email" => "mayra.barreto@outlook.com" "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL VICE GOVERNADOR BENEDITO FIGUEIREDO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81722 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 7 "inscrito_id" => 30 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM O INTUITO DE FAZER UMA REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA). PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS ALMEJADOS, A OPÇÃO FOI POR UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO E FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. PARA REALIZAÇÃO DOS OBJETIVOS ALMEJADOS, A PESQUISA UTILIZOU OS ESTUDOS DE QUEIROZ E FERREIRA (2018), BRITO (2017), BELIZÁRIO FILHO E CUNHA (2010), CONCEIÇÃO (2019), SANTOS E ARAÚJO (2018), SILVA (2018) E NASCIMENTO (2016). A JUSTIFICATIVA DO TRABALHO SURGIU DAS INQUIETAÇÕES QUE ME ACOMPANHARAM DURANTE A MINHA JORNADA COMO PROFESSORA PEDAGOGA DA SALA REGULAR, NA REDE PÚBLICA DE ENSINO E DOS DESAFIOS QUE SÃO POSTOS PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM AUTISMO, TENDO EM VISTA AS PRECARIEDADES QUE A EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA APRESENTA. O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DO PAÍS NOS RELEVA A NECESSIDADE DE SUPERAÇÃO DE PRÁTICAS MECANICISTAS E DE COLOCAR O ALUNO COMO SUJEITO ATIVO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. DESSA FORMA, A PESQUISA VISA CONTRIBUIR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA CRIANÇA E ADOLESCENTE AUTISTA, DEFENDENDO A ARTICULAÇÃO ENTRE A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO COM AS PRÁTICAS SOCIAIS DO ESTUDANTE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "INCLUSÃO ESCOLAR, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD4_SA6_ID30_26052021221126.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYRA FERREIRA BARRETO" "autor_nome_curto" => "MAYRA " "autor_email" => "mayra.barreto@outlook.com" "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL VICE GOVERNADOR BENEDITO FIGUEIREDO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }